Os parlamentares dos colegiados que tratam de finanças no Congresso debaterão esta semana a fusão entre os bancos Itaú e Unibanco, anunciada esta segunda-feira (3) (ver nota).
Os integrantes da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), por exemplo, já informou que convocará as autoridades financeiras do governo para esclarecer a sociedade milionária, a partir desta terça-feira (4). “Certamente será necessária a convocação do ministro da Fazenda Guido Mantega e do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para dar esclarecimentos. Eles estiveram aqui na última semana e não disseram nada”, declarou o vice-presidente da CAE, senado Eliseu Resende (DEM-MG).
Já o deputado Pedro Eugênio (PT-CE), presidente da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara adiantou que haverá reunião na quarta-feira (5). “É comum, diante de fatos importantes como esse, os integrantes apresentarem requerimentos de convocação de autoridades financeiras para a realização de audiência pública”, justificou. Outro integrante da CFT, Fernando Coruja (SC), líder do PPS na Casa, criticou a fusão. “Normalmente essa concentração deixa os usuários mais expostos. Os serviços bancários tendem a encarecer”, avaliou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário