quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Pesquisador da Ufba conquista prêmio de saúde das Américas

Com estudo que analisa a redução de doenças diarréicas em crianças a partir da implantação de uma política de saneamento básico em Salvador, o médico baiano professor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA Maurício Barreto, acaba de ganhar a maior premiação concedida pela Fundação Pan-Americana de Saúde e Educação e a Organização Pan-Americana da Saúde/ Organização Mundial da Saúde – Prêmio Fred L. Soper. Esta é a terceira vez que um brasileiro recebe o prêmio desde sua criação, em 1990.

O estudo, intitulado “Effect of city-wide sanitation programme on reduction in rate of childhood diarrhea in northeast Brazil: assessment by two cohort studies”, publicado na conceituada revista médica britânica The Lancet, registra a redução dos índices de diarréia infantil na cidade do Salvador, a partir da implantação, em 1997, de um programa de saneamento básico na cidade. Este estudo também foi eleito pelo The Lancet como um dos 12 trabalhos de maior impacto no campo da saúde mundial publicados no ano passado. O estudo de Barreto teve repercussão internacional por ser o primeiro realizado em uma grande cidade. Segundo ele, o trabalho “veio a confirmar o quanto um programa de saneamento reduz a ocorrência de doenças na população”.

A implantação do sistema de saneamento básico em Salvador contribuiu para reduzir em 22% a prevalência de doenças diarréicas em crianças, entre 1997 e 2004, destaca o pesquisador. O programa ajudou a reduzir em quase 50% as infecções por parasitas intestinais. Maurício Barreto é professor do Instituto de Saúde Coletiva, editor-chefe do Journal of Epidemiology & Community Health, vice-presidente da Abrasco (Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.
Fonte: Jornal da Mídia

Nenhum comentário: