quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Mais de 300 cidades adotam feriado no Dia da Consciência Negra


Feriado não é nacional e será facultativo em alguns municípios.Data marca assassinato de Zumbi, líder do quilombo dos Palmares.

Mais de 300 cidades vão adotar, na próxima quinta-feira (20), o feriado do Dia da Consciência Negra. O feriado não é nacional e será facultativo em algumas cidades. De acordo com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), órgão da Presidência da República, a data do feriado foi escolhida porque em 20 de novembro de 1695 aconteceu o assassinato de Zumbi, líder do quilombo dos Palmares. A lista de cidades que irão aderir ao feriado, divulgada pela Seppir, conta com 350 cidades, mas com imprecisões. De acordo com a própria secretaria, as informações são dispersas e o feriado é definido por cada município.

Comemorações
Para marcar o Dia da Consciência Negra, a Seppir vai promover, a partir das 14h de quinta-feira, uma atividade cultural na Praça XV, no Rio de Janeiro. O evento contará com a instalação de um monumento em homenagem a João Cândido, o “Almirante Negro”, que liderou a Revolta da Chibata de 1910.

Ainda com o apoio da Seppir, outras comemorações serão realizadas pelo país. Em São Paulo, uma Marcha da Consciência Negra caminha pela Avenida Paulista. Em Salvador acontece a XXIX Marcha Zumbi dos Palmares. A caminhada tem saída às 15h da Praça do Campo Grande em direção à Praça Municipal. Fonte: G1

Nenhum comentário: