segunda-feira, 10 de novembro de 2008

ESTEVES POR AÍ...

Às margens do Velho Chico
Ao retornar do meu breve descanso encontrei um comentário repleto de elogios a este Blog feito por uma querida amiga, minha ex-professora e também jornalista Andréa Cristina que está mostrando sua competência agora na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro/BA.
Lá, às margens do Velho Chico, coordena o “MultiCiência” que é um projeto de extensão do DCH III/UNEB, destinado à divulgação de notícias sobre a ciência produzidas em Juazeiro - Ba e Petrolina-Pe. O “MultiCiência” – Agência de Notícias de Ciência, Educação e Tecnologia, do Departamento de Ciências Humanas (DCH III), está disponível na internet: Vale a pena conferir.

Conciliação do TJ
Faltam poucos dias para a Semana Nacional de Conciliação, marcada para o período de 1º a 5 de dezembro, evento presidido pela Comissão Permanente de Planejamento e Execução do Movimento pela Conciliação do Tribunal de Justiça. Desde já as comarcas do interior do Estado aceleram os preparativos, inclusive as 52 comarcas integrantes do pólo regional de Feira de Santana.

Homens pelas Mulheres
Atendendo ao chamado do secretário-geral da ONU, no Brasil foi lançada a campa- nha Homens Unidos pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM/PR com o apoio de organis - mos internacionais e organizações sociais, como a Agende Ações em Gênero Cidadania e Desenvolvimento – AGENDE, busca um diálogo específico com os homens. A idéia é que as assinaturas sejam recolhidas até 06 de dezembro, Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Nesta data, o presidente Luís Inácio Lula da Silva enviará as assinaturas ao secretário-geral da ONU, e estas passarão a compor as assinaturas da campanha internacional. Para participar, clique em:
http://www.homenspelofimdaviolencia.com.br/

Novos empregos

A Assessoria do Governo do Estado da Bahia informou que foi realizado, na sexta-feira, dia 7 de novembro, às 15h30, a solenidade de assinatura de protocolo de intenções entre o Governo da Bahia, por meio das Secretarias de Indústria e Comércio e da Fazenda, com as empresas Casas Bahia Comercial Ltda. e DIGT Media Indústria e Comércio de Produtos de Midia), para a instalação de duas unidades no Estado, sendo uma delas em Feira de Santana. A assinatura aconteceu no Gabinete Regional da Presidência da República (Av. Paulista, 2.163 – 3º andar), em São Paulo.

É fogo!
Mesmo não fazendo parte do período considerado crítico de estiagem na Bahia, (assim como agosto, setembro e outubro), o mês de novembro já apresenta, nos seus sete primeiros dias, números alarmantes de registro de queimadas no Estado. Segundo o Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Cemba/Ingá), do dia 1º até essa sexta-feira (7), já são 2.200 ocorrências de incêndios no estado, cerca de 60% a mais que todo o mês de outubro do ano passado, (quando foram registradas apenas 812 de queimadas).

Curiosidade do dia
Hoje é o Dia do Trigo. O cultivo dessa planta provavelmente foi uma descoberta valiosa. Os arqueólogos acreditam que em 7000 a.C. o trigo era plantado no vale dos rios Tigre e Eufrates, na região da Mesopotâmia. E esse cultivo bem-sucedido abriu caminho para outros tipos de plantações. Para saber quando surgiram outros vegetais e grãos, clique aqui.

Frase do dia
Muita luz é como muita sombra: não deixa ver.
(Carlos Catañeda)

Nenhum comentário: