sábado, 22 de novembro de 2008

Fábricas de pneus dão férias coletivas na Bahia

Duas empresas que atuam no setor de autopeças da Bahia anunciaram férias coletivas para os seus funcionários devido à retração dos mercados interno e externo. A Continental e a Bridgestone Firestone, fabricantes de pneus, que têm unidades em Camaçari (região metropolitana de Salvador), vão interromper as atividades em dezembro.

Os 1.050 funcionários da Continental deixam de trabalhar entre os dias 15 de dezembro e 4 de janeiro do ano que vem. A Bridgestone Firestone anunciou que poderá dar férias de até 20 dias para os seus empregados.

"Tradicionalmente, damos dez dias de férias no final do ano. Em razão das paradas das montadoras, este período poderá ser ampliado para 15 ou 20 dias", disse Riogi Hirakawa, diretor da unidade de Camaçari. Na Bahia, a Bridgestone Firestone possui 600 funcionários.

De acordo com um levantamento feito pelo Promo (Centro Internacional de Negócios da Bahia), em outubro as exportações de pneus sofreram uma queda de 45% em relação a igual período do ano passado.

"Existe um risco muito grande de desemprego no setor a partir do ano que vem", diz Clodoaldo Gomes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Borracha de Camaçari e Simões Filho.

Já a Pirelli diz que está atenta ao "cenário econômico e a demanda de mercado antes de decidir por uma eventual parada em sua fábrica em Feira de Santana".
Fonte:Jornal da Mídia

Nenhum comentário: