quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Fique ligado nas novas regras para aquisição da Carteira de Motorista

A partir de 1º de Janeiro de 2009, as pessoas que quiserem obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deverão passar por um processo mais criterioso definido pela Resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O governo federal determinou as mudanças para aumentar a segurança, reduzir acidentes e melhorar a educação no trânsito. O curso teórico, que atualmente é oferecido com 30 horas aulas, passará a ter carga horária de 45 horas aula.

Já o curso prático de direção veicular, hoje com carga horária de 15 horas aula, será composto de 20 horas aula. A outra novidade é que o aluno, para dirigir carro, terá aulas teóricas sobre motos e vice-versa.

A lei determina ainda que todos os candidatos realizem a avaliação prática de direção mesmo em condições climáticas adversas como, na chuva, com nevoeiro ou à noite.

Sobre o exame de motocicleta, o Contran deverá abordar questões de segurança do condutor, da condução de passageiros e cargas, além dos cuidados com a vitima motociclista. Também haverá mudança na prova prática, que será realizada em vias publicas. Entre agosto e novembro, os instrutores de trânsito serão treinados em todas as capitais brasileiras.

Nenhum comentário: