terça-feira, 25 de novembro de 2008

ESTEVES POR AÍ...


Maior do mundo
Quatro pessoas morreram após a queda de uma árvore de Natal em Aracaju (SE). O objeto de quase 120 metros de altura estava sendo montado em um banco de areia às margens do Rio Sergipe. A inauguração seria realizada na próxima sexta-feira (28). Em 2007, o adorno natalino entrou para o Guiness Book como o maior pinheiro artificial do mundo, na época com 102 metros o equilavente a um prédio de 40 andares.

Braços cruzados
Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) realizam hoje (25) a paralisação das atividades na instituição. O movimento foi aprovado em assembléia, realizada na última terça-feira (18), quando diversos docentes se pronunciaram sobre a necessidade de construir a mobilização de maneira que a paralisação seja uma advertência ao governo. O movimento docente cobra uma posição do governo em relação à incorporação dos 18,66% da Gratificação de Estímulo à Atividade Acadêmica-GEAA para março de 2009, mais a inflação do período (reajuste linear). A proposta do governo é de 8,66%. O movimento docente defende ainda a revogação da Lei 7.176/97 - que restringe a autonomia das universidades; o aumento de verbas para a manutenção e desenvolvimento das universidades e a realização de concursos.

Sem fiador
O Projeto de Lei nº 1.361-A/2007, de autoria de deputado Fernando de Fabinho (DEM/BA), que trata sobre a proibição de fiador para matrícula e renovação de matrícula em faculdades privadas nos estados, nos municípios e no Distrito Federal, foi aprovada pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara dos Deputados. O Projeto recebeu emenda. O deputado Fernando de Fabinho acredita que, com a aprovação do projeto, foi dado um passo importantíssimo no que é relativo ao direito de o aluno estudar e não ter que depender de terceiros para se matricular.

Ainda nada
A morte de sete torcedores que despencaram das arquibancadas da Fonte Nova, causando uma das maiores tragédias do futebol brasileiro, completa hoje um ano e ninguém ainda foi punido. Segundo o Bahianotícias, cinco pessoas foram indiciadas pela polícia, entre elas o diretor-tecnico de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elísio, o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigo Gomes, e o presidente do Esporte Clube Bahia, Petrônio Barradas. Mas apenas duas foram denunciadas à Justiça pelo Ministério Público: o diretor-geral da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô), e o ex-diretor de Operações do órgão, Nilo dos Santos Júnior. Apenas duas famílias das vítimas fatais foram indenizadas até agora. A tragédia, registrada por torcedores, aconteceu no jogo em que o Esporte Clube Bahia comemorava a subida à Série B, após um empate com o Vila Nova de Goias.

Em chamas
O Jornal da Manhã transmitido pela Rede Bahia, divulgou o incêndio que atingiu a unidade de fisioterapia do COT (Canela) em Salvador ontem à noite. Os pacientes tiveram que ser deslocados para o meio da Rua João das Botas. As chamas foram controladas quando da chegada do Corpo de Bombeiros, mas as causas do incêndio ainda não foram divulgadas.

Tragédia
Ontem o Esteves por Aí divulgou o índice de 28 mortos em Santa Catarina devido as fortes chuvas que atingem o estado desde o fim de semana. Hoje, apenas 24 horas depois este número infelizmente cresceu para 65 mortes (até o momento). O município que teve mais óbitos foi Ilhota (15), seguido de Blumenau (13) e Jaraguá do Sul (12). Moradores de Brusque (1), Gaspar (10), Pomerode (1), Bom Jardim da Serra (1), Luiz Alves (4), Rancho Queimado (2) e Rodeio (4) também perderam a vida. Também o número de pessoas que tiveram que deixar suas casas por causa das chuvas voltou a subir. Segundo a Defesa Civil, até o início da manhã desta terça-feira (25), 49.799 pessoas estavam desabrigadas (foram para abrigos públicos) ou desalojadas (procuraram casas de parentes ou amigos). Oito municípios estão isolados (São Bonifácio, Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoá e Benedito Novo).

Curiosidade do dia
25 de novembro de 1954
Depois da reunião do Diretório Nacional, o Partido Social-democrata lançou a candidatura de Juscelino Kubitschek para a Presidência da República.

Frase do dia
Primeiro fazemos nossos hábitos, e então nossos hábitos nos fazem.
(John Dryden)

Nenhum comentário: