quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

ESTEVES POR AÍ...

Em protesto
Os professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) voltaram nesta quarta-feira (10) a paralisar as atividades como forma de protesto. Os docentes não admitem que seus salários cheguem à condição de piores do Brasil em março de 2009. Esta é a segunda paralisação da categoria, nos últimos 15 dias. A primeira paralisação, nesta nova fase de negociação, ocorreu dia 25 de novembro. As paralisações foram definidas em assembléia de professores, realizada no dia 18. Mas o problema não é só salarial: até agora a Lei 7176/97 (que compromete a autonomia universitária) não foi revogada além da realização de concurso para contratação de professores.

Teatro de rua
Nesta sexta-feira, dia 12, as avenidas do centro de Feira vão abrir espaço para a passagem do Teatro Mambembe da Cia Cuca de Teatro. O espetáculo O Boi e o Burro no Caminho de Belém foi totalmente adaptado aos moldes do teatro de rua para presentear a cidade com a mais bela história de todos os tempos: o nascimento do Menino Rei. O convite para a apresentação está aberto para toda a comunidade. Dia 12 de dezembro, às 18h00, saindo da praça J. J.Pedreira (em frente ao Mercado de Artes) indo em direção ao Teatro de Arena do Cuca. Nesta montagem reúne um elenco composto de 23 personagens, 10 músicos e o apoio técnico.

TJ-Mau exemplo
A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (9) o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Frederico Guilherme Pimentel, em uma operação que investiga supostos crimes contra a administração pública e a administração da Justiça no tribunal. Outros dois desembargadores, um juiz, uma servidora do TJ e dois advogados foram presos. Eles não tiveram os nomes divulgados porque a investigação está sob segredo de Justiça.

Crise em discussão
Formandos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promovem, no próximo dia 15, discussão sobre o tema “A Crise Econômica Mundial: até quando Capitalismo?”. Está prevista a participação de pesquisadores de diversas áreas que abordam conteúdos políticos, econômicos, históricos e geográficos a respeito dos motivos e repercussão da atual conjuntura econômica mundial.

Bolsa Família
O Programa Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) atende atualmente 141.906 famílias em Salvador, contra as 133.225 beneficiadas em janeiro deste ano. A meta do governo federal, no entanto, é elevar esse número para 162.408 famílias, tomando por base dados populacionais de 2004 feitos pelo IBGE. Isso significa que a Prefeitura já cumpriu 87% da meta prevista para o município. Até janeiro de 2008, estavam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) aproximadamente 246 mil famílias.

No evento cívico
O prefeito reeleito de Teixeira de Freitas, o padre Apparecido Rodrigues Staut (PSDB), deverá ser julgado amanhã pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por uso irregular da máquina pública durante a campanha. Ele foi acusado pelo Ministério Público Eleitoral de ferir o princípio da isonomia entre os candidatos, tirando proveito do fato de ser prefeito de forma eleitoreira durante o desfile de 7 de setembro. Staut é acusado de dar um caráter de inauguração de obra ao evento cívico. As informações são do jornal A Tarde.

Curiosidade do dia
10 de dezembro
O Prêmio Nobel consiste em uma medalha de ouro, um diploma e uma soma variável em dinheiro. O químico sueco Alfred Nobel, inventor da dinamite, deixou uma fortuna de 6 milhões de dólares, cujos juros anuais são divididos entre aqueles que tenham se destacado e prestado bons serviços à humanidade. Além de medicina, as outras categorias são: física, química, literatura, economia e paz. A cerimônia de premiação acontece sempre em 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel.

Frase do dia
Todos nós temos o extraordinário codificado dentro de nós, esperando para ser liberado.
(JEAN HOUSTON)

Nenhum comentário: