Angelo Vanhoni: nova universidade vai ajudar
no cumprimento do Plano Nacional de Educação.
A Comissão de Educação e Cultura aprovou, na quarta-feira (3) o Projeto de Lei 2878/08, do Poder Executivo, que cria a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), na cidade de Foz do Iguaçu no Paraná.
A universidade deverá promover o intercâmbio acadêmico e a cooperação solidária com os países da América Latina, especialmente os integrantes do Mercosul.
De acordo com o relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), a Unila será bilíngüe (português/espanhol) e terá seu campus instalado em uma região fronteiriça (Argentina, Paraguai e Brasil), marcada pela diversidade cultural, nas proximidades da Usina Hidrelétrica Binacional Itaipu.
Dez mil alunos
"Os envolvidos nos processos de formação da Unila terão a oportunidade de vivenciar o aprendizado das duas línguas, interagindo com base no reconhecimento das características próprias e no respeito mútuo", explicou.
A meta é ter 10 mil alunos em cursos de graduação, mestrado e doutorado e cerca de 500 docentes. O orçamento anual está estimado em R$ 136 milhões e há possibilidade de cooperação financeira de outros países latino-americanos.
Para Vanhoni, a nova universidade vai ajudar no cumprimento do Plano Nacional de Educação que prevê a matrícula de pelo menos 30% da população de 18 a 24 anos na educação superior até 2010.
Fonte: Agência Câmara
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário