quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Coral infantil encerra atividades na Pré-escola Santo Expedito


A apresentação do coral infantil mantido pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente, em parceria com a FTC Feira de Santana, foi um dos momentos mais marcantes da programação de encerramento das atividades da Pré-Escola Santo Expedito, na tarde de sábado passado (13). A festa reuniu alunos, professores e pais na unidade de ensino, localizada no bairro Lagoa do Subaé.

Sob o comando da professora e maestrina Célia Zaiin, o coral apresentou a cantata “Natal Brasileiro”. Além de música, o espetáculo explorou o teatro, levando ao palco a narrativa de duas crianças brasileiras residentes às margens do Rio Purus, em Belém do Pará. “Já pensou Jesus nascendo no Pará, os pastores vindo da Bahia e os reis magos do Rio Grande do Sul?”, provoca Célia.

No mundo imaginário das crianças, os ritmos se misturam. Na apresentação emocionante do coral as músicas vieram em forma de carimbó, baião, xote, chorinho e, por fim e em alto estilo, a bossa nova. “É esta riqueza brasileira que precisamos mostrar”, diz a maestrina, destacando que o diferencial do coral é a alegria e a leveza do grupo.

O coral da Pré-escola Santo Expedito é formado de 45 crianças, na faixa etária entre oito e 15 anos, que estudam e participam do Projeto Educação e Arte. Dentre outras atividades, elas têm aulas de música. Segundo a professora Maria Eunice Macedo, responsável pelo projeto, o resultado positivo deve-se, em grande parte, às parcerias que garantem a ampliação do trabalho social.

Durante a solenidade de sábado, ela agradeceu participação da FTC Feira no projeto. “A verdadeira parceria se dá quando há compromisso e atuação efetiva de ambas as partes”, ressaltou. Com o apoio da instituição, conforme frisou, está sendo possível dar às crianças e jovens do bairro acesso à cultura, através da música, o mantendo-os afastados da violência e, consequentemente, da marginalidade.
Fonte: Socorro Pitombo Assessoria FTC

Nenhum comentário: