quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Aproveite melhor as vantagens do carro flex

A tecnologia que permite utilizar nos motores automotivos gasolina e álcool misturados em qualquer proporção, ou qualquer um dos dois combustíveis sem prejuízo para o carro, chegou ao mercado e é um sucesso entre os motoristas que querem se beneficiar com suas vantagens. Afinal, não há nada mais democrático que chegar a um posto e poder escolher como abastecer o tanque.

O que muitos proprietários de carros bicombustíveis não sabem é como aproveitar os benefícios do álcool e da gasolina de forma efetiva e quais as diferenças entre eles. O fator mais importante do carro bicombustível, aos olhos dos motoristas, é permitir o uso do álcool, que, na ponta do lápis, sai mais barato que a gasolina, sem a insegurança que antes inibia a compra de um automóvel movido exclusivamente a etanol.

Porém, a decisão de se abastecer com um ou com o outro não deve ser tomada somente com base no preço do litro que é mostrado na bomba. É preciso conhecer o que o álcool e a gasolina têm a oferecer para o desempenho do carro. Nem sempre o preço está atrelado ao benefício, o que indica que encher o tanque por menos nem sempre é vantagem para o motorista.

Diferenças e vantagens - Na essência, o que diferencia o álcool da gasolina é que o primeiro é um combustível destilado principalmente da cana-de-açucar, enquanto que o segundo é refinado do petróleo.

Gasolina
• Apesar da gasolina ser mais cara, ela apresenta uma economia significativa no consumo – que pode chegar até 30% - já que possui um maior poder calorífero.
• Apesar de mais poluente, a gasolina tem melhor desempenho do motor em função da sua taxa de compressão, possibilitando maior torque e potência.

Álcool:
• É mais barato (principalmente nos estados da região Sudeste), mas consome mais.
• Possui um poder antidetonante muito maior que a gasolina, o que possibilita maior agilidade ao veículo.
• Melhor qualidade do ar, já que este combustível emite menos poluentes na atmosfera, se comparado aos outros refinados do petróleo.

Não existe, porém, uma proporção exata da mistura de gasolina e álcool sugerida pelos especialistas para melhorar o desempenho do veículo. Aliás, a vantagem dos motores flexíveis é justamente poder operar com quaisquer volumes entre os dois combustíveis ou somente com apenas um deles.

Os carros flexíveis também não precisam de nenhum cuidado especial, ao contrário do que se acredita. Os mesmos alertas que servem para os proprietários de veículos convencionais, servem também para os donos de carros com sistemas flexíveis: manter o sistema de partida a frio abastecido, não utilizar combustível adulterado, checar a procedência de aditivos que se coloca no tanque, entre outros cuidados básicos, são sempre necessários. Os motores bicombustíveis funcionam como os motores normais, com a vantagem de que eles podem se aproveitar de todos os benefícios que, tanto a gasolina, quanto o álcool, têm a oferecer.

Cálculo
Para saber se vale a pena abastecer com álcool, basta multiplicar o preço da gasolina por 0,7. Se o resultado for um valor menor que o preço do álcool, o certo é abastecer com gasolina; se for maior, o álcool é a melhor opção. Isso porque o rendimento médio do álcool é 30% menor do que o da gasolina.

Nenhum comentário: