Em 1980, a Construtora Norberto Odebrecht apresentou uma maquete da ponte que ligaria Salvador à Ilha de Itaparica (foto acima). Mas o governo estadual não quis o projeto porque a Odebrecht exigiu explorar o pedágio por 25 anos. Os mesmos governantes deram, depois, 25 anos para a TWB explorar o Ferry Boat.
Enfim, uma grande notícia para os moradores, veranistas e para o turismo da Bahia. O governador Jaques Wagner entregou hoje (24) ao presidente Lula o projeto da ponte que ligará Salvador à Ilha de Itaparica. Com extensão de 14 quilômetros, a ponte vai exigir investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão.
Na Ilha de Itaparica estão localizadas as melhores praias baianas. Com águas mornas e protegidas, o ilha já foi, até o início dos anos 90, uma grande atração para veranistas e turistas. Mas, a construção da Linha Verde, ligando Salvador às praias do Litoral Norte, o abandono dos governos - principalmente os de César Borges e Paulo Souto - e o sucateamento do sistema ferry-boat depois da privatização, foram determinantes para que ocorresse a degradação do local.
A entrega do projeto da ponte a Lula foi uma surpresa na 1ª Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, que aconteceu na manhã desta terça-feira (24) no Centro de Convenções da Bahia. Os detalhes do empreendimento foram divulgados parcialmente pelo governo. Sem dúvida a ponte Salvador-Itaparica será o grande carro-chefe para a campanha de reeleição do governador Jaques Wagner em 2010.
Projeto
A ponte Salvador-Ilha de Itaparica integrará o Plano de Mobilidade Urbana, que preparará Salvador para sediar um dos grupos da Copa do Mundo de 2014. A obra deverá ser orçada em R$ 1,5 bilhão e, provavelmente, será construída por intermédio de uma Parceria Público Privada (PPP). Entre outros benefícios, ela criará um novo vetor de expansão urbana na Região Metropolitana de Salvador, uma vez que a capital já não possui áreas disponíveis em quantidade suficiente para acompanhar seu crescimento.
“Iniciaremos conversas com as prefeituras de Itaparica e Vera Cruz, e também com as comunidades locais, para estabelecermos um plano diretor que atenda às transformações que a nova ponte provocará na Ilha de Itaparica”, disse o governador. “O importante”, explicou, “é melhorar a qualidade de vida de quem mora ou veraneia no local”.
Há dois modelos principais de projetos que podem ser utilizados. A partir de um deles, seria erguida uma ponte fixa com vãos capazes de permitir a passagem de embarcações de grande porte. Há ainda a possibilidade da construção de uma ponte móvel para permitir a circulação dessas embarcações na Baía de Todos os Santos.
Os estudos para a construção da ponte ligando Salvador à Ilha não são recentes, porém, até agora haviam sido mantidos no âmbito administrativo. Em agosto de 2008, quando de uma viagem aos Estados Unidos em que visitou a sede da multinacional Pepsico, Wagner conheceu as particularidades de pontes que conectam a ilha de Manhattam, em Nova York, ao continente.
A futura ponte guarda semelhanças com outros equipamentos, como a ponte Rio-Niterói, com 13,2 quilômetros de extensão e a Vasco da Gama, sobre o Rio Tejo, em Portugal, com 17,3 quilômetros. A distância média entre Salvador e Itaparica é de 14 quilômetros. A profundidade da Baía de Todos os Santos chega a 42 metros.
Fonte-Jornal da Mídia
quarta-feira, 25 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Os baianos ainda não conseguiram, após 10 anos, concluir a construção de um metrô de apenas 6 km de extensão, e agora veem com esta de construir ponte ligando Salvador a Itaparica? Vão é roubar muito dinheiro público, isto sim. Site é www.democracia-fraudada.com
Rapaz,sou baiano de nazaré -ba e sei quanto humilhante quanto detestavel é essa viagem para salvador de ferry boat, é muita demora é muito caro tanto pra pedestre ou veiculos. sem pensar o tempo que se perde com a travessia, e sei que tem muitos idiotas que falam que isso vai ter muita gente que vai comer o dinheiro e vai levar muito tempo isso e aquilo ,rapaz eu acho que se fiscalisar é simples é um investimento que muitos otários ai dizem que é muito , realmente é muito pra mim ou vcs mais as verbas ta ai meu é só ir la e buscar ,enquanto isso de dizer a o metro ta ai ja 10 anos a fome at ai matando gente a educaçao esta precaria isso e aquilo rapaz por que vcs não pensam assim que investimento grandioso ,que cartao postal maravilhos iremos ganhar,que comodidade teremos em irmos e voltarmos para a capital , pensem em nós que moramos ca do outro lado e estamos a precisar de um ferry numa hora de muita precisão em darmos ou prestarmos um socorro salvarmos uma vida e essa porcaria de ferry imaginem o tempo gasto e quantas vidas já foram ceifadas ,e quantas vidas seram talvez recuperadas com essa ponte,em media pra se fazer uma atraversia de nazaré a salvador é de 2a3horas +ou-imaginem vcs que isto baixaraá para mais ou menos 1 a 1e30hs no total e vcs acha que essa porra de ponte nao servirá muito, nao servira pra um bocado de idiotas q talvez não precise ou nunca precise pasar por situaçoes como estas é por isto que falam assim desculpe-mim mais é um desabafo de um usuario desse sistema ja quase falido e ultrapassado que é só bonito mesmo pra gringo pois pra nós que utilizamos essa porra é na verdade uma bosta e tem outra o miseravél ditador da BAHIA ja morreu agora é tempo de um novo tempo então vamos la VAGNER E LULA .A ia esquecendo imaginem só vcs em sao roque estão mais uma vez revitalisando o canteiro de obras imaginem qunto tempo dinheiro irá economizar as empresas para transportar seus produtos. e outra porra acredite que esse PAIS ainda será um PAIS do futuro pode apostar talvez eu ou vcs não terão o prazer de ve-lo assim forte e poderoso . buico.guedes@hotmail.com nazaré 21/11/2009 boa sorte SALVADOR ILHA DE ITAPARICA,VERA CRUZ, NAZARÉ E TODA A BAHIA VAI SAIR GANDO COM ISSO PODE CRER
sonhar faz bem
Postar um comentário