sábado, 28 de março de 2009

Jornalismo: prazo para contribuições à consulta sobre diretrizes curriculares expira dia 30

Segunda-feira (30/03) encerra o prazo para envio de contribuições à consulta pública do MEC sobre as diretrizes curriculares dos cursos de Jornalismo. A FENAJ está estimulando os Sindicatos da categoria, professores, estudantes e a sociedade a contribuírem com propostas para essa etapa do debate, considerando que a revisão curricular está relacionada com a luta em defesa do diploma.

Constituída pelo Ministério da Educação, uma Comissão de Especialistas espera concluir, até junho, um documento sobre a revisão das diretrizes curriculares em Jornalismo, a ser encaminhada à Secretaria de Educação Superior (Sesu), órgão do MEC, e ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Para tanto, desenvolve dois processos de consulta à sociedade – uma consulta pública e três audiências públicas sobre dois principais temas: o perfil desejável do profissional do Jornalismo e as principais competências a serem adquiridas durante a graduação.

Até segunda-feira, alunos, professores, pesquisadores, profissionais e representantes da sociedade civil podem enviar suas contribuições para o e-mail consulta.jornalismo@mec.gov.br. Nesse sentido, a FENAJ orienta a utilização dos documentos Programa Nacional de Estímulo à Qualidade de Ensino e Propostas de Diretrizes do Seminário de Campinas como referências para a formulação de propostas.

A Federação está concluindo o texto da sua contribuição para essa etapa e vai continuar intervindo no processo, nas audiências públicas – a próxima está agendada para dia 24 de abril, em Recife, e contará com a participação de representantes do mercado de trabalho do Jornalismo, como as entidades sindicais dos jornalistas e entidades patronais – e por intermédio do seu interlocutor na Comissão de Especialistas.
Fonte: Fenaj

Nenhum comentário: