terça-feira, 24 de março de 2009

Dengue ameaça a realização da Micareta em Feira

A proliferação da dengue, em Feira de Santana, tem sido motivo de preocupação para a população feirense no que diz respeito à realização da Micareta deste ano que acontecerá entre os dias 16 e 19 de abril.

Já algum tempo alguns setores da imprensa vêm ventilando a possibilidade de sua não realização. Por considerar ser este um problema muito sério. Além da dengue, o feirense convive com a ameaça cada vez mais presente da meningite, que também está atacando a população. Há quem defenda que a Prefeitura deveria repensar quanto à data da festa este ano. Este conceito ganha reforço e apoio do vereador Roberto Tourinho.

Segundo o site Jornal Feira Hoje, o prefeito Tarcízio Pimenta, em recente pronunciamento feito à imprensa local, também demonstra séria preocupação com relação à situação em que coloca em perigo a saúde pública. E diz conhecer, na condição de médico, os riscos que uma festa deste porte representa em se tratando de surtos. Mesmo diante desta realidade ameaçadora, até o presente momento, o poder público continua titubeante e não se decidiu por uma tomada efetiva de posição, continua em cima do muro. Nunca é demais lembrar que a medicina preventiva é muito mais eficaz do que a curativa, devendo assim, prevalecer o bom senso.

Intervenção no MP
O médico Eduardo Leite, ex-diretor do Hospital Clériston Andrade, afirmou em entrevista ao site Bahiagora que está estudando a possibilidade de ingressar com uma ação no Ministério Público Estadual para suspender a Micareta

Segundo Leite, a cidade vive a eminência de um agravamento dos casos de dengue e a possibilidade de um surto de meningite. Por conta disso, o médico acredita que a realização da Micareta seria uma irresponsabilidade. “O nosso suporte médico atual não tem condições de tratar mais casos de dengue em grande escala, por isso, se a Micareta desse ano fosse suspensa, com certeza teríamos um grande lucro e avanço social”, diz.

De acordo com o médico, o lucro da festa vai beneficiar a poucos e prejudicar a milhares de iludidos foliões. “Quem estiver na rua durante uma festa como a Micareta não faz idéia do risco que estará correndo de contrair uma doença. E o pior é que essas pessoas não terão onde ser atendidas dignamente, pois as emergências dos hospitais da cidade estão lotadas”, alerta Eduardo Leite.

Para Eduardo Leite, a intervenção do MP é a única forma de conseguir suspender a festa. “Estou elaborando um relatório para encaminhar ao Ministério Público e espero obter uma resposta positiva”, finalizou.
(As informações são do sites Bahiagora e Jornal Feira Hoje)

Nenhum comentário: