quarta-feira, 11 de março de 2009

Dengue na Bahia é tema de discurso de Colbert na Câmara

Colbert lembrou a necessidade de conscientização da população no combate a epidemia

Em discurso na sessão da Câmara Federal, nesta terça-feira (11), o deputado Colbert Martins enfatizou a grande dificuldade enfrentada pelos baianos com a epidemia de dengue que cresce no Estado. Os municípios de Itabuna, Jequié e algumas outras cidades que ocorreram casos de dengue hemorrágica, inclusive com mortes, foram citados pelo parlamentar.

Colbert ressaltou que o Governo do Estado tem realizado algumas ações em várias cidades do interior, visando enfrentar a situação “uma situação que sabíamos que deveria acontecer, mas, por mais cuidado que tenhamos, por mais investimentos que o Estado da Bahia, especificamente os Municípios, especialmente Salvador, tenham feito, estamos sujeitos ao cruzamento desses mosquitos depois de várias e sucessivas epidemias anteriores, causando os graves problemas no nosso Estado”, argumentou lembrando que nesta segunda (10), o Secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, deslocou-se para o município de Itabuna.

Segundo o deputado em seu discurso, o Secretário Municipal de Saúde de Salvador, José Carlos Brito, também tem atuado de forma integrada com o Governo do Estado, tem executado todas as ações possíveis de prevenção com relação à dengue, e, no que se refere à internação hospitalar, o Governo do Estado tem procurado disponibilizar leitos para que, nos casos de dengue hemorrágica, seja dada uma atenção mais rápida ao paciente.

“Quero reiterar à população da Bahia a confiança que tenho no Secretário José Carlos Brito, no Secretário Jorge Solla e nas ações do Governo da Bahia para que haja a redução da doença”, disse.

Conscientização
Colbert lembrou a necessidade de conscientização da sociedade no combate da epidemia: “ Como o mosquito não tem barreira, muito menos entende onde há uma porta fechada ou uma janela, ele está em todos os lugares. Independentemente de classes sociais, todos estamos correndo o risco. Temos, individualmente, na nossa casa, no perímetro por onde andamos, de contribuir para evitar que a epidemia prossiga. O mosquito fêmea só põe ovos em água limpa. Não são mosquitos que têm preferência por esgotos”, ressaltou.

O parlamentar disse ter convicção nas ações do povo da Bahia, que deve haver a participação da comunidade cada vez mais decisiva. “Não devemos achar que a responsabilidade é apenas dos outros, pois ela também é nossa. Dessa forma, vamos contribuir para que o Governo do Estado, a Prefeitura de Salvador e tantas outras cidades possam ter o que queremos: a redução, a eliminação dos casos de dengue hemorrágica, o que poupará várias vidas”, concluiu ponderando que esta é uma luta de todos.

Nenhum comentário: