segunda-feira, 2 de março de 2009

Coisas da Bahia em exposição no Instituto Mauá

Foto:Tassía Novaes
Salvador - Figuras representativas da cultura popular do estado ganham novas formas na arte de Ana Carvalho, que inaugura exposição nesta segunda-feira (2), na Galeria Mestre Abdias, sede do Instituto Mauá, no Pelourinho. Capoeiristas, baianas do Bonfim e de acarajé, dançarinas tipo rastafári, preto-velhos e orixás em esculturas de porcelana fria compõem o acervo de Coisas da Bahia.

“O tema afro-baiano sempre me fascinou, por conta de toda a riqueza em suas lendas e histórias“, afirmou Ana, que desde 2002 se dedica integralmente ao ofício. “Além de expandir meu lado mítico e folclórico, é a minha fonte de renda”, justificou. A mostra fica em cartaz até 13 de março, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h. A entrada é gratuita e as peças estão à venda.

“A exposição condiz com a proposta de fomento, promoção e preservação do setor artesanal adotada e defendida pelo Mauá, a partir da valorização do artesão e do incentivo à auto-sustentabilidade”, ressaltou a diretora do instituto, Emília Almeida.

A Galeria Mestre Abdias está à disposição dos artesãos cadastrados no órgão, assim como de artistas plásticos. O espaço é gratuito e a única exigência é que as obras estejam afinadas com a autenticidade e a legitimidade da cultura baiana. A galeria fica na Rua Gregório de Mattos, 27, Centro Histórico de Salvador.
Fonte:JM

Nenhum comentário: