terça-feira, 31 de março de 2009

Sai gabarito do concurso de Governador Mangabeira

Clique e acesse aqui o gabarito do concurso público realizado no município de Governador Mangabeira no último dia 29 (domingo).

Assista até 500 vídeos com trilhas sonoras de filmes

Um site que armazena links para cenas de filmes famosos com suas respectivas trilhas sonoras, disponíveis no YouTube e outros arquivos.
Fonte: GJol

Fator Previdenciário será discutido pela Internet

A Agência Câmara realiza na quarta-feira (08/04), às 10 horas, bate-papo pela internet com o deputado Pepe Vargas (PT-RS). Ele é o relator do Projeto de Lei 3299/08, do Senado, que extingue o fator previdenciário como elemento para calcular o que o aposentado deve receber de benefício. Para participar do bate-papo, o interessado deverá acessar o site http://www.agencia.camara.gov.br/ e clicar no ícone do chat, que estará disponível no menu ao lado direito.

Pepe Vargas está preparando substitutivo que cria uma nova forma de cálculo da aposentadoria, levando em conta apenas o tempo de contribuição e a idade. Essa fórmula reduz o tempo necessário para a aposentadoria no valor do teto da Previdência.

O parlamentar está negociando com o governo a substituição do fator previdenciário pelo fator 85/95, que consiste no direito de aposentar quando a soma da idade com o tempo de contribuição resultar em 85 para as mulheres ou 95 para os homens.
(Informações da Agência Câmara)

Uefs oferece aperfeiçoamento para professor de Matemática

O Núcleo de Educação Matemática Omar Catunda (Nemoc) da Universidade Estadual de Feira de Santana inscreve até 15 de abril para o curso de Aperfeiçoamento de Professores, destinado a docentes do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Com duração de 120 horas e aulas previstas para o período de maio a outubro, o curso terá quatro módulos sobre Trigonometria, Geometria, Funções e Tópicos de Álgebra.

Para inscrição, é necessária a apresentação de original e fotocópia da carteira de identidade, CPF, diploma de graduação e histórico escolar, além de currículo retirado da plataforma lates e devidamente comprovado. Os interessados devem se dirigir ao Nemoc, localizado no módulo 5, campus da Uefs, das 14 às 17 horas. Outras informações através do telefone (75) 3224-8115.
Fonte:JM

segunda-feira, 30 de março de 2009

Micareta de Feira de Santana

Autor: Miquelino Ventura
Coluna:DEMORÔ - Site Bahiagora

Ministério do Trabalho vai substituir terceirizados por concursados

O Ministério do Trabalho e Emprego publica na edição de hoje (30) do Diário Oficial da União a norma que extingue 1.878 postos de trabalho terceirizados até o dia 31 de julho. As vagas serão preenchidas gradualmente por servidores concursados.

De acordo com a Portaria n.º 54, a iniciativa segue o acordo firmado entre o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Advocacia-Geral de União e o Ministério Público do Trabalho em novembro de 2007.
Fonte:JM

A ponte Salvador-Itaparica e os pessimistas de plantão

A Bahia não pode jogar fora um patrimônio como a Ilha de Itaparica, um potencial turístico invejável. É preciso se pensar grande, se pensar no futuro das gerações e no desenvolvimento do Estado.

Incríveis - e às vezes até chocantes – são as bobagens que têm saído na mídia sobre a idéia, o projeto, o pensamento, sabe-se lá o quê, do Governo do Estado em construir a ponte Salvador-Ilha de Itaparica. Depois que o governador Jaques Wagner fez o anúncio da ponte, na última segunda-feira, passou a ser bombardeado insistentemente pela imprensa, especialmente por alguns programas de rádio.

Parece até coisa orquestrada.

A Bahia pensa pequeno demais! Ora, a construção da ponte sempre foi um desejo quase que unânime. Veranistas, turistas e até os nativos, cansados com a pobreza, o abandono e, principalmente, com a precariedade do transporte entre a capital e Itaparica, sempre se manifestaram a favor da ponte. E a mídia, principalmente a mídia, muito mais ainda.

Como é que agora estão todos contra? Alguns utilizam os argumentos corriqueiros de sempre como justificativa. Tipo: "O governo devia colocar esse dinheiro da ponte na área de saúde". Outro: "A ponte vai esculhambar a Ilha" ou "O projeto é inviável porque não tem área em Salvador para escoamento do tráfego"..."O governador está querendo fazer marketing para se reeleger"..."Isso é factóide de Wagner", etc, etc, etc.

Porém há um outro comentário que merece registro especial. Um jornal de grande influência da capital opinou que o dinheiro da ponte daria para comprar 35 ferry-boats do tipo "Ivete Sangalo", que segundo o autor da matéria custou R$ 35 milhões (será?). Seria, então, uma "ponte" de "Ivetões".

Sim, e daí? Onde é que atracariam esses 35 ferries? Existe demanda para tanto? Existem áreas nos terminais de São Joaquim e Bom Despacho para construção de gavetas de atracação?

Ora, ora! Todos sabem que o sistema ferry-boat está estagnado e foi sucateado desde que em 1996, o governo Paulo Souto decidiu entregá-lo a um consórcio paulista formado por empresários de ficha suja, que estão sendo procurados pelo Ministério Público, acusados de desvio de dinheiro e de formação de quadrilha.

O ferry-boat, para quem não sabe, foi criado em 1972 por Luiz Viana Filho apenas para transportar veículos na travessia Salvador-Bom Despacho e se transformou em um transporte de massa. Com a estrutura atual, não pode operar com mais de 8 embarcações por falta de gavetas. Se existirem 10 ferries, por exemplo, todos ao mesmo tempo em tráfego, no momento da atracação terão que esperar no mar para poder completar a operação, o que causaria atraso na viagem. Além disso, a demanda de passageiros e veículos no sistema é sazonal - precisa-se de muitos navios em tráfego no verão, mas no inverno até dois ou no máximo três são suficientes. Então, ninguém vai fazer investimento em navios, em mais dois, três ou 35, como calculou o jornal, para ficar parados no mínimo 8 meses no ano.

Mais ainda: ninguém suporta mais esta história de ferry-boat. Trata-se de um sistema totalmente inconfiável e todos têm consciência disso - tanto a população como o Governo do Estado. E a ponte em hipótese alguma inviabilizaria a travessia de passageiros das linhas Salvador-Bom Despacho e Salvador-Mar Grande, que poderia funcionar normalmente como transporte complementar, desde que operadas com embarcações apropriadas, de porte médio, modernas e velozes. A travessia Rio-Niterói não acabou depois da ponte que foi construída ligando as duas cidades. Ou acabou?

Seria mais prudente, mais democrático e mais inteligente, portanto, que em vez de se ficar criticando a iniciativa ou o desejo do governador Jaques Wagner, que se ouça os técnicos especializados no assunto, pois só assim se chega à conclusão de que o projeto é ou não viável.

Não acreditamos, sinceramente, que uma construtora como a Norberto Odebrecht, com o nome que tem, tenha feito há 30 anos um projeto ou esboço, com maquetes e detalhes técnicos da ponte Salvador-Ilha de Itaparica, com análise de todos os impactos possíveis e impossíveis, para enganar o governo da época. O projeto tramitou em alguns órgãos do governo estadual, como o Departamento de Portos e Vias Navegáveis (DPVN) e Companhia de Navegação Bahiana, ambos extintos. A Odebrecht informou que não dispõe mais, em seus arquivos, do material que compôs o projeto, o que é uma pena.

Não acreditamos, também, que o governador Jaques Wagner tenha sido precipitado ou esteja fazendo uma jogada de marketing para usá-la na campanha de 2010. Seria um tiro no pé, neste caso. Ninguém é inocente para não saber que a obra é difícil, exige muito estudo, mas que poderá se tornar uma realidade, desde que haja comprometimento dos governos - estadual e federal - e, principalmente, recursos. A crise econômica mundial está aí, sim, mas não vai durar a vida inteira.

A Bahia não pode jogar fora um patrimônio que tem, como a Ilha de Itaparica, um potencial turístico invejável, que está lá abandonada há pelo menos duas décadas, sem qualquer infraestrutura para receber visitantes, com o comércio quebrado, sem segurança e com os nativos sobrevivendo da pesca de mariscos como há um século. Tudo isso, sim, é uma esculhambação e uma vergonha para um Estado como o nosso e não a construção da ponte Salvador-Itaparica.

É preciso se pensar grande, se pensar no futuro das gerações e no desenvolvimento da Bahia. Não é possível se pensar na Ilha apenas como local para curtição, para bagunça e para o turismo de farofa. A Ilha de Itaparica precisa de empreendimentos de porte - o Mediterranée está lá, sozinho -, para gerar emprego e renda para o seu povo. Precisa de faculdades, de segurança e de um comércio forte.

Com certeza, nesta economia globalizada que está aí, a Ilha de Itaparica jamais vai atrair investimentos sem ter uma ligação com Salvador à altura de um Estado desenvolvido.
• Por Equipe Jornal da Mídia

domingo, 29 de março de 2009

Casas Bahia oferecem 2,5 mil empregos

Presente em dez estados, a rede deve fazer da Bahia
a porta de entrada para a Região Nordeste

A chegada das Casas Bahia deve gerar dois mil empregos até o fim do ano de 2010, quando estiverem em atividade as 30 lojas que o grupo programou para o Estado. Estão previstos mais 500 empregos com a entrada em atividade do centro de distribuição que a empresa pretende construir na cidade de Camaçari até o fim deste ano.

O início das atividades da rede estava previsto para este sábado, 28, mas foi adiado em razão do atraso na conclusão do Shopping Paralela por conta da greve na construção civil. A inauguração está prevista agora para o dia 28 de abril.

Segundo a assessoria de imprensa da empresa, a primeira loja na Bahia terá um formato especial, encontrado em apenas outras quatro lojas, no Espírito Santo, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Outra novidade é a possibilidade de experimentação, que permite ao cliente usar os produtos que quiser levar, de videogames até celulares.

A rede desponta como a quarta maior empregadora do País, com 60 mil colaboradores, até o fim de 2008. Só com a implantação de um sistema de compras pela internet, este número já teria sido ampliado em dois mil.

O interesse na região, aponta, se dá por conta do ritmo de crescimento do comércio, superior ao verificado na média nacional. “As grandes redes estão percebendo que os efeitos dos programas sociais do governo se refletem no Nordeste com um aumento no poder de consumo da região”, avalia o professor do MBA em varejo da Fundação Getúlio Vargas Ulisses Reis . Segundo o IBGE, a venda de móveis e eletrodomésticos na Bahia aumentou 14,4% em 12 meses.

Uma das medidas adotadas pelas Casas Bahia é a concessão de crédito para clientes sem comprovação de renda e em alguns casos até sem a consulta a cadastros proteção ao crédito.
Fonte:A Tarde Online

sábado, 28 de março de 2009

Promoção de passagens aéreas congestiona site da GOL

Clientes que acessam o site da companhia aérea Gol enfrentam dificuldades para comprar a sua passagem na manhã deste sábado. A empresa realiza neste fim de semana a promoção Feirão Gol de Passagens, com 47 vôos nacionais e outros oito internacionais partindo de Salvador.

Alguns dos destinos internacionais oferecidos para quem quer sair um pouco da capital baiana são Buenos Aires, na Argentina, por R$ 409, e Caracas, na Venezuela por R$ 869. O cliente pode parcelar o pagamento em até 12 vezes nos cartões de crédito, sendo que o valor mínimo da parcela é de R$ 35,00.

Entre os vôos nacionais, a Gol oferece os trechos Salvador-Aracaju, por R$ 79, Salvador-Congonhas (SP) por R$ 309 e Salvador-Fernando de Noronha, por R$ 589, por exemplo. Os valores não incluem as tarifas de embarque e eventuais encargos.

A promoção é válida para compra de bilhetes ocorrida até as 6 horas da próxima segunda-feira, 30. O cliente poderá voar pelo preço promocional do dia 31 de março a 14 de maio deste ano, desde que tenha permanência de no mínimo três noites na cidade de destino.

As passagens podem ser adquiridas no site da Gol, pelo atendimento telefônico (0300-1152121) ou nas agências de viagens.
Fonte:A Tarde Online

Adia a Micareta? Sim ou Não? Participe da nossa enquete


Campanha do médico Eduardo Leite que defende o adiamento da Micareta 2009 em Feira de Santana. Saiba mais...

SÓ RINDO...E REFLETINDO


Crise leva Ford a anunciar plano de demissão voluntária

Ford em Camaçari
A montadora de automóveis Ford nessa sexta(27) que está implementando um programa de demissão voluntária (PDV) nas plantas de Camaçari, na Bahia, e São Bernardo e Taubaté, em São Paulo. Com o PDV, a montadora pretende ajustar seu efetivo aos níveis de produção atuais, relacionados principalmente à redução significativa nos volumes de exportação.

Em nota, a empresa explica que a queda nas vendas externas, resultado da desaceleração da economia global, tem afetado os principais mercados da Ford, bem como toda a indústria automobilística.

O plano de demissão voluntária estará aberto a todos os empregados horistas, incluindo os aposentados.
Fonte:Agência Brasil

Tratores vão beneficiar 12 mil produtores

Segundo boletim oficial da Secretaria de Comunicação de Feira de Santana, a Prefeitura local apresentará, segunda-feira (30) pela manhã, os tratores que serão usados no programa de mecanização agrícola. Os equipamentos, que serão expostos na frente do Paço Municipal Maria Quitéria, farão gratuitamente o beneficiamento das terras de 12 mil agricultores familiares, visando a produção de feijão e milho.

Este ano, o governo municipal vai oferecer 12 mil horas de trator, executadas por 50 máquinas. O investimento será na ordem de R$ 800 mil.

O secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes, observa que, este ano, tanto o programa de mecanização agrícola, quanto a oferta de sementes de milho e feijão foram ampliadas. “A expectativa é de termos uma produção ainda maior”, destacou.

O beneficiamento mecanizado das terras será iniciado imediatamente. Vai contemplar os produtores cadastrados por meio das associações comunitárias em suas respectivas localidades.

Jornalismo: prazo para contribuições à consulta sobre diretrizes curriculares expira dia 30

Segunda-feira (30/03) encerra o prazo para envio de contribuições à consulta pública do MEC sobre as diretrizes curriculares dos cursos de Jornalismo. A FENAJ está estimulando os Sindicatos da categoria, professores, estudantes e a sociedade a contribuírem com propostas para essa etapa do debate, considerando que a revisão curricular está relacionada com a luta em defesa do diploma.

Constituída pelo Ministério da Educação, uma Comissão de Especialistas espera concluir, até junho, um documento sobre a revisão das diretrizes curriculares em Jornalismo, a ser encaminhada à Secretaria de Educação Superior (Sesu), órgão do MEC, e ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Para tanto, desenvolve dois processos de consulta à sociedade – uma consulta pública e três audiências públicas sobre dois principais temas: o perfil desejável do profissional do Jornalismo e as principais competências a serem adquiridas durante a graduação.

Até segunda-feira, alunos, professores, pesquisadores, profissionais e representantes da sociedade civil podem enviar suas contribuições para o e-mail consulta.jornalismo@mec.gov.br. Nesse sentido, a FENAJ orienta a utilização dos documentos Programa Nacional de Estímulo à Qualidade de Ensino e Propostas de Diretrizes do Seminário de Campinas como referências para a formulação de propostas.

A Federação está concluindo o texto da sua contribuição para essa etapa e vai continuar intervindo no processo, nas audiências públicas – a próxima está agendada para dia 24 de abril, em Recife, e contará com a participação de representantes do mercado de trabalho do Jornalismo, como as entidades sindicais dos jornalistas e entidades patronais – e por intermédio do seu interlocutor na Comissão de Especialistas.
Fonte: Fenaj

sexta-feira, 27 de março de 2009

Esta é boa: urnas funerárias deverão ter brasão da prefeitura de Feira

Feira de Santana através da atual gestão municipal acaba de ingressar no Mundo Bizarro, isso graças a uma nova medida adotada pela administração de Pimenta, em que obriga que todas as urnas funerárias, doadas às famílias de baixa renda, sejam enviadas com o brasão da prefeitura em local bem visível. Tal comportamento, além de causar constrangimento aos beneficiados acabou virando gozação na comunidade.

Muitos interpretaram este procedimento inovador de forma irônica e debochada ao atribuírem a ação do governo municipal como uma investida arrojada, na conquista ao voto fantasma, a ser adotada na eleição de 2010. Enquanto isso, a explicação fornecida pela equipe da Secretaria de Assistência Social é de que este modelo foi adotado para evitar que a comercialização das urnas funerárias venha a ser feita por pessoas inescrupulosas.

A pergunta que não quer calar: será que alguém de sã consciência iria solicitar à prefeitura um caixão para vendê-lo em seguida? Acreditamos que o cidadão ao solicitar tais préstimos do poder público, a entrega deste prosaico objeto só pode ser concedido mediante a apresentação de um atestado de óbito e após a constatação do fato, feito por um (a) assistente social que deverá se deslocar até o local da residência do solicitante. Tal procedimento põe por terra o argumento utilizado para justificar uma norma tão esdrúxula adotada pelo poder público municipal. Prefeito deixe os mortos descansarem em Paz!
(Texto de Sérgio Jones-Site Jornal Feira Hoje)

Em Todos os Momentos


Quando Jesus enviou Seus discípulos, deu-lhes esta promessa: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:20).


Jesus não disse simplesmente “sempre”, mas “todos os dias”. Tal afirmação inclui nossas diversas atividades, as circunstâncias boas e más que nos cercam, as várias responsabilidades que temos no transcurso dos nossos dias, as nuvens tempestuosas e o brilho do sol.

Nosso Senhor está conosco, não importa o que cada dia traz. Pode ser um dia de alegria ou tristeza, de doença ou saúde, de sucesso ou fracasso. Não importa o que nos acontecerá neste dia, nosso Senhor estará caminhando ao nosso lado, dando-nos forças, amando-nos, enchendo-nos de fé, esperança e amor. Ao nos envolver com silenciosa tranquilidade e segurança, nossos inimigos se afastam, e nossos temores, aflições e dúvidas começam a diminuir. Nós podemos suportar qualquer situação e circunstância porque sabemos que o Senhor está perto, assim como falou a Paulo em Atos 18:10: "Portanto eu estou contigo".

Experimente a presença de Deus, parando em meio ao seu dia atarefado e diga para si mesmo: “O Senhor está aqui”. E ore para que você possa ver aquele que é invisível – e vê-lo em todo lugar.

Matrículas para o ProJovem Urbano serão encerradas nesta sexta-feira

As matrículas para o ProJovem Urbano em Feira de Santana serão encerradas nesta sexta-feira (27).


Jovens, entre 18 e 29 anos, podem procurar uma das 13 escolas que oferecem vagas para o programa – todas estão devidamente identificadas.

Para garantir a vaga, deve apenas apresentar a carteira de identidade e, se tiver em mãos, o certificado de escolaridade. Apenas serão aceitas as pessoas alfabetizadas. As matrículas serão feitas até as 19h.

No caso da impossibilidade de não poder apresentar o certificado, o interessado fará um teste especifico, no local de inscrição, que definirá se ele é ou não escolarizado.

Já foram matriculadas mais de 2,8 mil pessoas. Mas em algumas escolas ainda restam vagas: a Otaviano Campos, no Novo Horizonte, a José Raimundo Azevedo, no Feira VII e a Rubens Carvalho, na Pampalona.
(Com informações da Secom)

Colbert Martins é o novo vice-líder do governo Lula no Congresso

O deputado feirense assume a vice-liderança do governo do presidente Lula substituindo o petista Walter Pinheiro que ao tomar posse como secretário no governo Jaques Wagner, teve que se licenciar da Câmara dos Deputados.

De numero 026/2009 e baseada na Resolução 01/2008, a comunicação ao senador José Sarney que é o presidente do Congresso Nacional - Câmara e Senado, foi feita na tarde desta quinta-feira, 26, pela senadora Roseane Sarney, lider do governo no congresso.

O deputado Colbert Martins assume a vice-liderança do governo do presidente Lula no Congresso Nacional um dia depois de ter sido eleito relator da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso.
Fonte:Blog Por Simas

quinta-feira, 26 de março de 2009

SÓ RINDO...E REFLETINDO

Vista do Google Earth

Fonte: Blog O Ferrão

ENTREVISTA

Ao lado de Moura Pinho, o Prof.Antonio Abreu ( ao centro)
presenteia Dom Itamar (à esquerda) com um dos seus livros.
Nesta quarta-feira (25), na Catedral de Sant`Ana, minutos antes da celebração da missa em Ação de Graças pelos 150 anos da Santa Casa de Misericórdia – Mantenedora do Hospital D.Pedro de Alcântara de Feira de Santana e do Cemitério Piedade – tive a oportunidade de entrevistar o professor português Dr. Antonio Abreu Freire, 66 anos, investigador, navegador e escritor que realizou uma expedição marítima comemorativa dos 400 Anos do Padre Antonio Vieira*. Nesta arriscada aventura ele refez, com mais quatro tripulantes, os percursos do jesuíta português, em 2007/2008, no veleiro sueco de 14 metros Cruzeiro Histórico Identidade e Cidadania- CHIC.

Ele me falou com um sotaque português não muito carregado, sobre a promoção dos seus livros em Feira, reforma ortográfica, sobre o Pe. Antonio Vieira e, naturalmente, sobre esta expedição que partiu da cidade de Aveiro-Portugal em 17 de março de 2007, chegando a Salvador na Bahia, 43 dias depois após sua partida. Viagem que percorreu ainda Fernando de Noronha, Recife, Ceará, Camocim, São Luís do Maranhão e Belém do Pará. Confira na sua entrevista que o regresso pelas Caraíbas e Bermudas foi cheio de aventuras até chegar a Aveiro a 7 de Março do ano seguinte.



PROF.DR.ANTONIO ABREU FREIRE

Por Maria José Esteves


O que o traz ao Brasil e especialmente a Feira de Santana?

A promoção dos meus livros - tenho publicados quatro livros que falam sobre o Pe.Antonio Vieira resultado da viagem que fiz em 2007 e 2008 - e também uma exposição que está em Salvador na Universidade Católica que se chama “Passos de um Gênio”, sobre o Pe. Antonio Vieira.
Especialmente a Feira de Santana por coincidência de amigos que são amigos do Dr. Moura Pinho que me convidou para vir aqui porque há interesse por parte dos universitários para saber mais sobre o Pe.Antonio Vieira que infelizmente ainda se sabe pouco sobre ele, suas capacidades diplomáticas e suas aventuras pelo mundo. Estarei no CUCA, às l7 horas de quinta-feira,( dia 26 ), num encontro que é coordenado pelo advogado Moura Pinho, diretor da DIREC de Feira de Santana e pelo jornalista e poeta Franklin Maxado.

O Sr. considera “O Diário de Bordo”, que relata sua aventura refazendo os percursos do Pe. Antonio Vieira, como sua obra mais importante?

Não. O “Diário de Bordo” faz parte de uma literatura que é a literatura de viagens. É o dia-a-dia de uma viagem feita por quatro pessoas em bordo de um pequeno barco a vela, que durou o ano inteiro. São relatos das aventuras diárias e as descobertas dos espaços por onde andou o Pe.Antonio Vieira. Acho que o meu livro mais importante, pelo menos o que a crítica assim o achou, é “Pe. Antonio Vieira, Os Sermões de Santo Antonio”.

Por falar em literatura, o Sr. conhece alguma obra literária feirense?

Tenho paixão pela literatura de cordel, estudo literatura de cordel portuguesa e brasileira. Claro que Flanklin Machado é um nome, um máster. A minha área principal de trabalho é física, o ensino da física, da matemática, da ciência, mas me preocupo com as letras, com a literatura como um hobby. Foi através do ensino da história da física, da química, que passei naturalmente às ciências humanas.

Por que esta decisão em homenagear os 400 anos do Pe. Antonio Vieira?

O Pe.Antonio Vieira fez tantas coisas que estava para além do seu tempo. Foi pioneiro na formulação do que é globalização, por exemplo.Ele imaginou o Quinto Império. No seu tempo era uma idéia que estava por nascer no século seguinte. Era um homem à frente do seu tempo. Por isso ele sofreu, foi preso por defender a liberdade dos indígenas no Maranhão, foi preso por se aproximar dos judeus, por defender irmandade religiosa, o retorno dos judeus ao Rei de Portugal e isto ele fez por razões práticas. Era para salvar o país da miséria, sua independência em relação à Espanha. Sofreu por patriotismo. Foi um homem extremamente corajoso, foi um visionário, um patriota que contribuiu para a unificação do Brasil criando missões no Maranhão, no Grão-Pará, criando locais estratégicos que permitiam a comunicação por terra já que por mar não era possível ir do Norte para o Sul. Enfim, ele acreditava que havia um futuro para o país que ele tanto amava.

Durante esta sua aventura qual o pior, o mais bonito e o momento mais marcante?
Foto:Divulgação
A viagem inteira foi muito bonita, foram 356 dias de viagem e deu pra ver muito e rever os passos por onde o Pe. Antonio Vieira andou. A viagem teve seus percalços graves. Fomos atacados a mão armada por três vezes: Em Cabo Verde na África, no Pará aqui no Brasil e curiosamente na chegada a Portugal. O pior foi em Cabo Verde que nos levou computador, passaportes, dinheiro, filmadoras. Foi muito complicado e um susto muito grande. Outro susto muito grande foi o furacão Olga que pegamos no regresso e que virou o barco completamente. Causou-nos muitos estragos, tivemos que praticamente refazer o barco nas Bermudas e quando chegamos a Portugal verificamos que não havia mais recuperação possível.

E qual o lugar aqui no Brasil que o Sr. considerou o mais bonito?

Em termos de beleza física diria que a Bahia. Para quem chega de barco a Ilha de Itaparica, a Baía de Todos os Santos, subir o Rio Paraguaçu até Cachoeira, é algo absolutamente fantástico.
Agora existe uma outra beleza, por exemplo no Pará e o Maranhão que não tem a beleza da Bahia pois lá é monótono. É vegetação, é verde, aquela água leitosa, mas é o Pará é o Maranhão, é a grandeza, é o espaço imenso, aquelas malocas, aquela gente simpática e sobretudo é o espaço por onde o Pe.Antonio Vieira andou no período mais complicado de sua vida quando ele foi um Bandeirante, praticamente um pioneiro. Veja você, ele viajou cerca de quatro mil quilômetros em canoa, com índios a remar. Nós tínhamos um barco com água quente ou fria, ar condicionado, cozinha elétrica, GPS, rádio, controle por satélite...poxa, é um luxo!Ver aquele espaço por onde ele andou sem nada disso, apenas com uma canoa grande, feita de tronco de árvore, com tripulação só de índios e fazer viagens para o Tocantins, Araguaia, até altura da Paraíba é preciso ser mesmo um gênio.

Em sua opinião em que somos mais parecidos com nossos irmãos portugueses e no que somos mais diferentes?

Somos mais parecidos na língua, na emoção, saudade e na maneira de sentir. A diferença que os brasileiros tem uma criatividade fantástica. O Brasil é um país com quase 200 milhões de habitantes com uma média de idade inferior a 23 anos. Portugal é um país com 1º milhões de habitantes com uma média de idade superior a 45 anos. Aí está a grande diferença. O Brasil está na época da criatividade. No futuro, em relação a língua portuguesa, seremos 500 milhões daqui a trinta e poucos ou quarenta anos no mundo a falar o português e é o Brasil quem vai comandar esta nau.

E por falar em língua portuguesa, o que o Sr. acha da reforma ortográfica que envolve países como o Brasil e Portugal?

Em Portugal algumas reações negativas sobretudo porque vai trazer custos para correções nas editoras. Temos que pensar exatamente naquilo que acabei de dizer: seremos 500 milhões e todos precisam de uma ortografia organizada para que possamos nos entender melhor e melhor nos situar em relação aos outros. Os franceses, os ingleses tem ortografia unificada. Nós somos a terceira língua latina do mundo e a terceira língua comercial do mundo e temos que ver o que nos espera o futuro e não os problemas das editoras que não querem perder algum dinheiro e teimam em não se habituar às novas normas de escrita.

*O Pe.Antonio Vieira (1608-1697) nasceu em Lisboa-Portugal foi um dos mais influentes e um dos maiores escritores da língua portuguesa, humanista, precursor dos direitos humanos. O missionário jesuíta, que cruzou por sete vezes o Oceano Atlântico, defendeu incansavelmente os direitos dos povos indígenas, combatendo sua exploração e escravização. Eles o chamavam “Paiaçu” (grande pai na língua Tupi).
Saiba mais...

Feira: Gabriela III ganha Centro Digital de Cidadania

Entre os vários CDC a serem inaugurados dentro das comemorações pelo Dia da Inclusão Digital está o da comunidade de Gabriela III, nesta cidade, com a presença do secretário Ildes Ferreira.


Acompanhe o noticiário da Sect&i

"A comunidade de Gabriela III passa a contar com uma nova ferramenta para estar em sintonia com o mundo contemporâneo. Amanhã (sexta 27) vai ser inaugurado um Centro Digital de Cidadania.

O espaço que permite acesso gratuito à internet e outras ferramentas da informática vai ser aberto pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, como parte das comemorações pelo Dia da Inclusão Digital, celebrado no sábado, 28.

Com a nova unidade, Feira de Santana passará a contar com 32 CDCs.

“Não estamos apenas implantando os centros, mas também fomentando a apropriação deles pelas comunidades, focando em ações de capacitação e oferta de serviços”, observou o secretário de CT&I,Ildes Ferreira, que também citou que este esforço está tirando a Bahia da incômoda 20ª posição no ranking da inclusão digital entre os estados brasileiros.

Deu no Blog do Jornalista Glauco Wanderley



A VOCAÇÃO DO PDT
23.3.09

O PDT não se gabou sempre de ser um partido identificado com a causa da educação? Parece que não é mais. Pelo menos quando se fala de ocupar um cargo no secretariado de Jaques Wagner, o partido só pensa na Ciência e Tecnologia.

Os pedetistas reafirmaram a pretensão quinta-feira na posse de Walter Pinheiro, conforme noticiou A Tarde de sexta.E por que a mudança? Por que o PDT não pede o lugar de Adeum Sauer na Educação?Uma das razões sem dúvida é a visibilidade que a pasta de Ciência e Tecnologia ganhou na gestão de Ildes Ferreira.

Antes assunto erradamente restrito a técnicos e especialistas, a Ciência e Tecnologia ganhou popularidade na política, quando Ildes colocou em prática a ideia anunciada antes da posse, de dar ao pobre urbano e sertanejo a possibilidade de também ter acesso a computadores, internet e outros privilégios que estavam concentrados na elite.

Há muito o que fazer, mas vem sendo feito. E o que foi feito revelou um rico filão político, já que a Bahia está atrasadíssima em inclusão digital, como em qualquer outra forma de inclusão social.Então de repente Ciência e Tecnologia ficou importante.

Os cargos são a moeda de troca na política, isso não tem jeito. No entanto, bom seria se depois de obter o cargo, o indivíduo e seu partido de fato tocassem a secretaria com competência, de modo a desenvolver a área.Infelizmente não é o que se vê. Não dá para ter muita esperança de que com o PDT na Ciência e Tecnologia será diferente.

Como extasiar de prazer uma mulher... (Conselhos para homens)


Em geral os conselhos relacionados ao assunto raramente rendem o sucesso esperado. Mas não é o caso destas cinco técnicas infalíveis. Quer deixar sua parceira "louquinha"? Comece seguindo estes conselhos. (Atenção: Segredos revelados por uma mulher)


Técnica nº1: Mãos Molhadas

Sim, a técnica das mãos molhadas. Certamente a mais popular entre as mulheres. Tão simples. Tão excitante. Você vai deixá-la sem fôlego: Faça a sua mulher sentar-se numa cadeira confortável na cozinha.
Certifique-se que ela consegue ver muito bem tudo que você faz.
Encha a pia da banca da cozinha com água e adicione algumas gotas de detergente para louça com aroma. (Existem muitos aromas que podem ser utilizados -maçã, limão, lavanda - escolha o que quiser. Se estiver em dúvida, experimente o 'neutro').
Pegue numa esponja macia, submerja as mãos na água e sinta sua pele ser envolvida pelo líquido até que a esponja esteja bem molhada.
Agora, movendo-se devagar e gentilmente, pegue num prato sujo do jantar, coloque-o dentro da pia e esfregue a esponja em toda a superfície do prato.
Vá esfregando com movimentos circulares até que o prato esteja limpo.

Enxagúe o prato com água limpa e coloque-o a secar. Repita com toda a louça do jantar até que sua parceira esteja extasiada de prazer.


Técnica nº2: Vibrando pela Sala

Esta técnica utiliza o que para muitas mulheres é considerado um "brinquedinho". É um pouco mais difícil do que a primeira, mas com algum treino vai fazer com que sua parceira grite de prazer.
Cuidadosamente pegue no aspirador do lugar onde ele fica guardado. Seja gentil, demonstre a ela que sabe o que está a fazer.
Ligue-o à tomada, aperte os botões certos na ordem correcta.
Vagarosamente vá se movendo para frente e para trás, para frente e para trás... Por toda a carpete da sala. Saberá quando deve passar para uma nova área.
Vá mudando gradativamente de lugar. Repita quantas vezes seja necessário até atingir os resultados.


Técnica n°3: A Camisola Molhada

Este joguinho é bem fácil, embora precise de mente rápida e reflexos certeiros. Se você for capaz de administrar correctamente a agitação e a vibração do processo, a sua parceira falará de sua performance a todas as amigas dela.
Você precisará de duas pilhas de roupas sujas. Uma com as roupas brancas, e outra com as coloridas.
Encha a máquina de lavar com água e vá deitando gentilmente o detergente e amaciador dentro dela (para deixar a mulher ofegante, use exactamente a quantidade recomendada pelo fabricante).
Agora, sensualmente coloque as roupas brancas na máquina.... uma de cada vez.... Devagar. Feche a tampa e ligue o 'ciclo completo'.
Enquanto você vê sua companheira babar de desejo por você, essa é uma óptima oportunidades para pôr em prática a Técnica nº2.
No fim do ciclo, retire as roupas da máquina e estenda-as para secar. Repita a operação com as roupas coloridas.
Atenção: Se nesse ponto ela começar a gritar algo como: - "Sim! Sim! Ai!
Isso! Ai mesmo! Oh meu Deus! Não pára! Não pára!" Não pare. Continue até que ela esteja exausta de prazer.


Técnica nº4: O que sobe, desce

Esta é uma técnica muito rapidinha. Para aqueles momentos em que você quer surpreendê-la com um toque de satisfação e felicidade. Pode ter certeza, ela não vai resistir.
Ao ir ao WC, levante o assento da sanita. Ao terminar, baixe novamente.
Se o rolo do papel higiénico acabou, substitua por outro, colocando-o no sítio respectivo.
Faça todas as vezes.
Ela vai precisar de atendimento médico de tanto prazer.


Técnica nº5: Gratificação Total

Cuidado: colocar em prática esta técnica pode levar a sua companheira a um tal estado de sublimação que será difícil depois acalmá-la, podendo causar riscos irreversíveis na saúde da mulher.
Esta técnica leva algum tempo para aperfeiçoar. Empenhe-se com afinco.
Experimente sozinho algumas vezes durante a semana e tente surpreendê-la numa sexta-feira à noite. Funciona melhor se ela trabalha até tarde, ou não tem hora certa de saída do emprego e chega cansada a casa.
Aprenda a fazer uma refeição completa. Seja bom nisso.
Quando ela chegar a casa, convença-a a tomar um banho relaxante (de preferência aromático numa banheira de água morna que você já preparou).
Enquanto ela está lá, termine o jantar que você já adiantou antes dela chegar em casa.
Após ela estar relaxada pelo banho e saciada pelo jantar, proceda com a Técnica nº1.
Preste atenção nela pois o estado de satisfação será extremamente alto, podendo causar coma repentino.

(Texto enviado pela amiga Conceição Pedreira)

quarta-feira, 25 de março de 2009

Veja como comprar ingressos para o Cirque du Soleil em Salvador


Começa nesta quarta (25) a pré-venda de ingressos para as apresentações do Cirque du Soleil em Salvador.

A companhia canadense traz ao Brasil, em agosto, o espetáculo Quidam, que será apresentado no Parque de Exposições, com capacidade para receber 2.600 pessoas por sessão.

A trupe de artistas internacionais deve ficar na capital baiana por no mínimo duas semanas, segundo os organizadores, podendo estender a estadia em função da demanda de ingressos.

Há três formas de adquirir as entradas: na bilheteria oficial, que fica no terceiro piso do Shopping Iguatemi (ao lado do Playland), das 12h às 20h; no site www.ticketmaster.com.br/quidam; ou ainda pelo telefone 4004-3100. Nas duas últimas modalidades é cobrada uma “taxa de conveniência” de 20% sobre o valor do ingresso, que varia entre R$ 230 e R$ 490 (com direito a meia-entrada).

Até o dia 14 de abril, só poderão adquirir as entradas os clientes dos cartões Bradesco Prime, Private ou American Express. De 15 a 21 de abril, todos os clientes Bradesco passam a ter a chance de adquirir ingressos e só a partir do dia 22 de abril é que as vendas serão estendidas ao público em geral.

A classificação do espetáculo é livre, mas menores de 13 anos precisam estar acompanhados. Crianças com até um ano não pagam.
Fonte-BN

Google anuncia novas ferramentas no seu sistema de busca

O Google anunciou a adoção de ferramentas de Websemântica nos seu buscador para gerar resultados mais "inteligentes".

O Google incorporou ao seu sistema de busca duas novas funções com esta finalidade: O primeiro é um refinamento nas pesquisas, na chamada tecnologia semântica. Agora, a relação entre as palavras e conceitos, além de estar mais aprimorada, terá maior relevância nas consultas. “Se você busca por ´princípios da física´, nossos algoritmos entendem que ´momento angular´, ´relatividade especial´, ´big bang´ e ´mecânica quântica´ são expressões relacionadas que podem ajudar a encontrar o que você quer", exemplificou o Google no anúncio em seu blog oficial.
A outra mudança também tem a missão de melhorar a comunicação com os usuários. Grosso modo, as páginas de pesquisa tentarão se fazer entender melhor, ampliando os snippets - as linhas descritivas que ficam logo abaixo da linha azul de pesquisa.

Isso ajudará, diz o Google, quando se realizar buscas com mais de três palavras, pois aumentará o número de linhas e informações relacionadas ao que foi digitado pelo internauta. As palavras-chaves, assim, não desaparecerão durante as consultas, segundo a companhia.
Fonte- Info Online

SÓ RINDO...E REFLETINDO


Uneb abre seleção pública para contratar 200 professores

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) lançou edital de processo seletivo simplificado para contratação de 200 professores substitutos. A medida emergencial, aprovada pelo Governo do Estado, assegura condições para o início do semestre letivo. A seleção beneficia todos os 24 campi da universidade. Os novos docentes terão contratos temporários.

“O governo está muito sensível ao problema do déficit de professores nas universidades estaduais, em especial na Uneb. Esse edital é uma ação de urgência, enquanto negociamos um concurso público e a ampliação do quadro docente", afirma o reitor Lourisvaldo Valentim, também presidente do Fórum de Reitores das universidades estaduais baianas.

Os candidatos ao processo seletivo docente devem se inscrever entre os dias 25 de março a 6 de abril, nos departamentos da instituição em Salvador e outros 23 municípios. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), edição deste final de semana.

A íntegra do documento, com as informações do processo, documentos necessários e quadro de vagas por departamento, pode ser acessada no endereço www.uneb.br/anexos/Edital_selecao_mar_2009.pdf . Informações também no site http://www.uneb.br/.

Divulgado resultado da segunda fase do exame da OAB 2008

Foto-Angelino de Jesus
A Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-BA divulgou, ontem (24), a relação dos aprovados na segunda fase do terceiro Exame de Ordem de 2008 e já pode ser acessada aqui.

A lista que também está afixada no mural da sede da Seccional, em Salvador, contém os 642 nomes dos candidatos que obtiveram aproveitamento positivo na prova prático-profissional.

Ao todo, 2.552 candidatos inscreveram-se para o Exame 2008.3 que teve duas fases – a primeira que constou de uma prova objetiva, realizada em 18 de janeiro e a segunda, a prova prático-profissional, aplicada no último dia 1º de março.
Fonte: Imprensa OAB-BA

Wagner e Lula anunciam ponte Salvador-Itaparica

Em 1980, a Construtora Norberto Odebrecht apresentou uma maquete da ponte que ligaria Salvador à Ilha de Itaparica (foto acima). Mas o governo estadual não quis o projeto porque a Odebrecht exigiu explorar o pedágio por 25 anos. Os mesmos governantes deram, depois, 25 anos para a TWB explorar o Ferry Boat.

Enfim, uma grande notícia para os moradores, veranistas e para o turismo da Bahia. O governador Jaques Wagner entregou hoje (24) ao presidente Lula o projeto da ponte que ligará Salvador à Ilha de Itaparica. Com extensão de 14 quilômetros, a ponte vai exigir investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão.

Na Ilha de Itaparica estão localizadas as melhores praias baianas. Com águas mornas e protegidas, o ilha já foi, até o início dos anos 90, uma grande atração para veranistas e turistas. Mas, a construção da Linha Verde, ligando Salvador às praias do Litoral Norte, o abandono dos governos - principalmente os de César Borges e Paulo Souto - e o sucateamento do sistema ferry-boat depois da privatização, foram determinantes para que ocorresse a degradação do local.

A entrega do projeto da ponte a Lula foi uma surpresa na 1ª Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, que aconteceu na manhã desta terça-feira (24) no Centro de Convenções da Bahia. Os detalhes do empreendimento foram divulgados parcialmente pelo governo. Sem dúvida a ponte Salvador-Itaparica será o grande carro-chefe para a campanha de reeleição do governador Jaques Wagner em 2010.

Projeto

A ponte Salvador-Ilha de Itaparica integrará o Plano de Mobilidade Urbana, que preparará Salvador para sediar um dos grupos da Copa do Mundo de 2014. A obra deverá ser orçada em R$ 1,5 bilhão e, provavelmente, será construída por intermédio de uma Parceria Público Privada (PPP). Entre outros benefícios, ela criará um novo vetor de expansão urbana na Região Metropolitana de Salvador, uma vez que a capital já não possui áreas disponíveis em quantidade suficiente para acompanhar seu crescimento.

“Iniciaremos conversas com as prefeituras de Itaparica e Vera Cruz, e também com as comunidades locais, para estabelecermos um plano diretor que atenda às transformações que a nova ponte provocará na Ilha de Itaparica”, disse o governador. “O importante”, explicou, “é melhorar a qualidade de vida de quem mora ou veraneia no local”.

Há dois modelos principais de projetos que podem ser utilizados. A partir de um deles, seria erguida uma ponte fixa com vãos capazes de permitir a passagem de embarcações de grande porte. Há ainda a possibilidade da construção de uma ponte móvel para permitir a circulação dessas embarcações na Baía de Todos os Santos.

Os estudos para a construção da ponte ligando Salvador à Ilha não são recentes, porém, até agora haviam sido mantidos no âmbito administrativo. Em agosto de 2008, quando de uma viagem aos Estados Unidos em que visitou a sede da multinacional Pepsico, Wagner conheceu as particularidades de pontes que conectam a ilha de Manhattam, em Nova York, ao continente.

A futura ponte guarda semelhanças com outros equipamentos, como a ponte Rio-Niterói, com 13,2 quilômetros de extensão e a Vasco da Gama, sobre o Rio Tejo, em Portugal, com 17,3 quilômetros. A distância média entre Salvador e Itaparica é de 14 quilômetros. A profundidade da Baía de Todos os Santos chega a 42 metros.
Fonte-Jornal da Mídia

terça-feira, 24 de março de 2009

Dengue ameaça a realização da Micareta em Feira

A proliferação da dengue, em Feira de Santana, tem sido motivo de preocupação para a população feirense no que diz respeito à realização da Micareta deste ano que acontecerá entre os dias 16 e 19 de abril.

Já algum tempo alguns setores da imprensa vêm ventilando a possibilidade de sua não realização. Por considerar ser este um problema muito sério. Além da dengue, o feirense convive com a ameaça cada vez mais presente da meningite, que também está atacando a população. Há quem defenda que a Prefeitura deveria repensar quanto à data da festa este ano. Este conceito ganha reforço e apoio do vereador Roberto Tourinho.

Segundo o site Jornal Feira Hoje, o prefeito Tarcízio Pimenta, em recente pronunciamento feito à imprensa local, também demonstra séria preocupação com relação à situação em que coloca em perigo a saúde pública. E diz conhecer, na condição de médico, os riscos que uma festa deste porte representa em se tratando de surtos. Mesmo diante desta realidade ameaçadora, até o presente momento, o poder público continua titubeante e não se decidiu por uma tomada efetiva de posição, continua em cima do muro. Nunca é demais lembrar que a medicina preventiva é muito mais eficaz do que a curativa, devendo assim, prevalecer o bom senso.

Intervenção no MP
O médico Eduardo Leite, ex-diretor do Hospital Clériston Andrade, afirmou em entrevista ao site Bahiagora que está estudando a possibilidade de ingressar com uma ação no Ministério Público Estadual para suspender a Micareta

Segundo Leite, a cidade vive a eminência de um agravamento dos casos de dengue e a possibilidade de um surto de meningite. Por conta disso, o médico acredita que a realização da Micareta seria uma irresponsabilidade. “O nosso suporte médico atual não tem condições de tratar mais casos de dengue em grande escala, por isso, se a Micareta desse ano fosse suspensa, com certeza teríamos um grande lucro e avanço social”, diz.

De acordo com o médico, o lucro da festa vai beneficiar a poucos e prejudicar a milhares de iludidos foliões. “Quem estiver na rua durante uma festa como a Micareta não faz idéia do risco que estará correndo de contrair uma doença. E o pior é que essas pessoas não terão onde ser atendidas dignamente, pois as emergências dos hospitais da cidade estão lotadas”, alerta Eduardo Leite.

Para Eduardo Leite, a intervenção do MP é a única forma de conseguir suspender a festa. “Estou elaborando um relatório para encaminhar ao Ministério Público e espero obter uma resposta positiva”, finalizou.
(As informações são do sites Bahiagora e Jornal Feira Hoje)

SÓ RINDO...E REFLETINDO

Um professor de filosofia, parou na frente da classe e sem dizer uma palavra, pegou um vidro de maionese vazio e o encheu com pedras de uns dois cm de diâmetro. Olhou para os alunos, e perguntou se o vidro estava cheio.

Todos disseram que sim.

Ele então, pegou uma caixa com pedregulhos bem pequenos, jogou-os dentro do vidro agitando-o levemente, os pedregulhos rolaram para os espaços entre as pedras.

Tornou a perguntar se o vidro estava cheio.

Os alunos concordaram: agora sim, estava cheio!

Dessa vez, pegou uma caixa com areia e despejou dentro do vidro preenchendo o restante.

Olhando calmamente para as crianças o professor disse:

- Quero que entendam, que isto, simboliza a vida de cada um de vocês.

As pedras, são as coisas importantes: sua família, seus amigos, sua saúde, seus filhos, coisas que preenchem a vida.

Os pedregulhos, são as outras coisas que importam: como o emprego, a casa,um carro...
A areia, representa o resto: as coisas pequenas...

Experimentem colocar, a areia primeiro no vidro, e verão que não caberá as pedras e os pedregulhos...

O mesmo vale para suas vidas.

Priorizem, cuidar das pedras, do que realmente importa.

Estabeleçam suas prioridades.

O resto é só areia!

Após ouvirem a mensagem tão profunda, um aluno perguntou ao professor se poderia pegar o vidro, que todos acreditavam estar cheio, e fez novamente a pergunta:

- Vocês concordam que o vidro esta realmente cheio?

Sim responderam, inclusive o professor:

- Sim está!

Então, ele derramou um pouco de cerveja dentro do vidro.

A areia ficou ensopada, pois a cerveja foi preenchendo todos os espaços restantes, e fazendo com que ele, desta vez ficasse realmente cheio.

Todos ficaram surpresos e pensativos com a atitude do aluno, incluindo o professor.

ENTÃO ELE EXPLICOU:

NÃO IMPORTA O QUANTO SUA VIDA ESTEJA CHEIA DE COISAS E PROBLEMAS, SEMPRE SOBRA ESPAÇO PARA UM POUQUINHO DE CERVEJA!!!!!!!!

Confira gabaritos do concurso da Desenbahia

Já está disponível no site da AOCP os gabaritos oficiais das provas do concurso público da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) que foram aplicadas no último domingo (22). (confira aqui)

A Desenbahia oferece 33 vagas para contratação imediata, sendo três com prioridade para portadores de necessidades especiais, além de seleção para formação do cadastro de reserva.

São 18 oportunidades para nível médio e 15 para nível superior. O edital prevê três vagas para advogado, com remuneração de R$ 3.545 iniciais, uma para engenheiro agrônomo, uma para jornalista e dez para analista de sistema, todos com salários iniciais de R$ 2.403.

Já os cargos de nível médio têm remuneração de R$ 1.103. Estão previstos dez postos para escriturário e oito vagas para secretária de gerência, cargo este que exige certificado de conclusão de curso de nível médio em Secretariado ou em qualquer curso de nível médio, desde que haja comprovação do exercício da atividade de secretariado por, pelo menos, 36 meses.

Todos os cargos têm jornada de trabalho de 30 horas semanais, com exceção dos advogados, que devem cumprir 40 horas semanais.

Jornalismo: julgamento de recurso contra o diploma entra na pauta do STF no dia 1º de abril

O Recurso Extraordinário RE 511961, que questiona a constitucionalidade da exigência do diploma em Jornalismo como requisito para o exercício da profissão, entrará na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) em 1º de abril. Sua apreciação deve se dar no mesmo período do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei de Imprensa. A Executiva da FENAJ e a Coordenação da Campanha em Defesa do Diploma e da Regulamentação dos Jornalistas reúnem-se nesta terça-feira (24) para definir procedimentos sobre as duas questões.

Segundo fontes, a decisão de incluir o RE 511961 e a Adin contra a Lei de Imprensa na pauta de julgamentos do STF em abril já estava tomada no final da tarde de segunda-feira (23) e sua formalização seria questão de horas. Com reunião já agendada anteriormente para as 14h desta terça-feira, a Executiva da FENAJ e a Coordenação da Campanha em Defesa do Diploma e da Regulamentação buscarão operacionalizar movimentos de sensibilização da Corte. “Agora temos ainda mais motivos para construir a Semana e o Dia Nacional do Jornalista, 7 de abril, com um grau maior de mobilização da categoria e da sociedade”, diz o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade.
Fonte:Fenaj

Ministro anuncia ampliação do seguro-desemprego

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, anuncia hoje (24), a ampliação do seguro-desemprego de cinco para até sete parcelas nos setores mais atingidos por demissões depois do agravamento da crise financeira internacional. O Ministério do Trabalho levará em conta as demissões de janeiro a março.

Os segmentos mais afetados pela crise devem ser os da indústria de transformação e os voltados para a exportação, como extração mineral, veículos e aeronáutica. Segundo dados do Dieese, a crise já provocou a extinção de 750 mil empregos formais no Brasil entre novembro e fevereiro, uma queda de 2,3% no período.

Às 14h30, o ministro preside reunião do Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Seminário analisa agenda brasileira de direitos humanos

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias promove seminário sobre a agenda do Brasil nos sistemas internacionais de direitos humanos. O debate foi proposto pelo presidente da comissão, deputado Luiz Couto (PT-PB), e pelos deputados Pedro Wilson (PT-GO) e Geraldo Thadeu (PPS-MG).

Os parlamentares explicam que a apresentação da agenda brasileira de direitos humanos em âmbito internacional é fundamental para o Legislativo e a sociedade monitorarem essas ações.

Na quarta-feira (25), haverá uma apresentação sobre os sistemas de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Mercosul. Entre os convidados para participar desse debate, estão o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo de Tarso Vannuchi; e a diretora do Departamento de Direitos Humanos do Ministério das Relações Exteriores, Gláucia Silveira Gauch.

O evento será realizado no plenário 9 da Câmara dos Deputados, em Brasília, a partir das 14 horas.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Em pesquisa Wagner lidera disputa para 2010

Foto:Zezé Esteves
Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (23)no jornal Folha de São Paulo mostra que o governador Jaques Wagner (PT) lidera com folga a disputa pelo governo em 2010. O ministro GeddeI Veira Lima (PMDB), da Integração Nacional, é apenas o quarto colocado. O DEM disputa o segundo lugar.

Quatro cenários projetados pelo Datafolha com oito possíveis candidatos ao governo indicam liderança folgada do atual governador baiano, Jaques Wagner (PT). Ele oscila entre 36% e 38% das intenções de voto na pesquisa estimulada.

Na espontânea - sem a apresentação de nomes -, também mantém a dianteira, com 24%. Geddel aparece em 2 dos 4 cenários. Em um deles, com a presença dos ex-governadores Paulo Souto (DEM) e César Borges (PR), tem 7%. No outro, em que Souto é substituído pelo deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM), fica com 8%. Nos dois casos, ele aparece tecnicamente empatado com o radialista Raimundo Varela (PRB).

Veja abaixo os quatro cenários que foram pesquisados pelo instituto Datafolha na disputa pelo governo da Bahia em 2010. Nos quatro, o atual governador Jaques Wagner (PT) lidera.

Cenário 1
Jaques Wagner (PT) - 36%
Paulo Souto (DEM) - 19%
César Borges (PR) - 10%
Raimundo Varela (PRB) - 7%
Geddel Vieira Lima (PMDB) - 7%
Lídice da Mata (PSB) - 4%
Hilton Coelho (PSOL) - 2%
Branco/Nulo - 8%
Não sabe - 6%

Cenário 2
Jaques Wagner (PT) - 38%
Paulo Souto (DEM) - 18%
César Borges - 14%
Raimundo Varela (PRB) - 7%
Lídice da Mata (PSB) - 6%
Hilton Coelho (PSOL) - 2%
Branco/Nulo - 9%
Não sabe - 6%

Cenário 3
Jaques Wagner (PT) - 36%
ACM Neto (DEM) - 17%
César Borges (PR) - 12%
Geddel Vieira Lima (PMDB) - 8%
Raimundo Varela (PRB) - 7%
Lídice da Mata (PSB) - 5%
Hilton Coelho (PSOL) - 2%
Branco/Nulo - 8%
Não sabe - 6%

Cenário 4
Jaques Wagner (PT) - 37%
ACM Neto (DEM) - 17%
César Borges (PR) - 14%
Raimundo Varela (PRB) - 8%
Lídice da Mata (PSB) - 6%
Hilton Coelho (PSOL) - 2%
Branco/Nulo - 10%
Não sabe - 6%
Fonte:BN

Carro mais barato do mundo à venda a partir de hoje

A montadora indiana Tata Motors colocará à venda, a partir desta segunda-feira (23), o Nano Car, considerado o carro mais barato do mundo. O Nano Car custará 100 mil rúpias ou US$ 1.979 (cerca de R$ 4.480) e, segundo a fabricante, terá como público alvo cidadãos pobres dos países em desenvolvimento que não têm condições de se locomover sobre quatro rodas.

O automóvel mede 3 m de comprimento, possui quatro portas e cinco lugares, mas não conta com acessórios hoje comuns em muitos modelos, como ar-condicionado, rádio, air-bag, janela eletrônica e direção hidráulica.

A montadora foi seriamente abalada pela crise que afeta a indústria automobilística em todo o mundo e, de acordo com analistas, as vendas do novo carro não devem ser suficientes para ajudar na recuperação das perdas registradas no último trimestre de 2008.

De acordo com Vaishali Jajoo, analista da consultoria Angel Broking, em Mumbai, mesmo que a companhia venda 250 mil unidades do modelos por ano, os lucros contribuirão para aumentar apenas 3% da receita da montadora.

A crise financeira global acertou em cheio o poder de compra dos indianos, que adiaram seus planos de comprar novos carros diante das dificuldades em conseguir crédito no mercado.

O início das vendas acontece seis meses mais tarde do que o planejado, em meio a uma polêmica sobre o local de fabricação do Nano Car.
Fonte:Invertia

Colégio da PM convoca suplentes para matrícula


O Colégio da Polícia Militar, em face as eliminações e desistências da convocação anterior, convoca os candidatos suplentes constante em lista publicada no site www.pm.ba.gov.br, para matrículas na unidades, na capital e no interior, nesta segunda e terça-feira (23 e 24) das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Quanto às unidades da capital, a opção do colégio deverá ser realizada na segunda-feira (23), das 08h às 12h e das 14h às 18h no COM/Dendezeiros.

domingo, 22 de março de 2009

Sortudo de Salvador leva R$ 3,7 mi da Mega-Sena


A Caixa Econômica Federal informou que apenas um apostador acertou as seis dezenas do concurso 1.058 da Mega-Sena, sorteadas na noite deste sábado na cidade de Umuarama, no Paraná.

O sortudo é de Salvador e vai receber a bolada de R$ 3.671.709,67.

As dezenas sorteadas foram as seguintes:

18 - 20 - 24 - 45 - 51 - 57

Além do prêmio principal, outros 50 apostadores fizeram a quina e vão receber R$ 22.593,98 cada um. Outras 3.853 apontadores acertaram quatro dezenas e receberão um prêmio de R$ 293,20.

A estimativa para o próximo prêmio é de R$ 1,8 milhão.

sábado, 21 de março de 2009

FTC vai a leilão em abril

O FTC, com mais de 60 anos de história, vem perdendo patrimônio há vários anos

Um dos mais importantes clubes sociais de Feira de Santana, o Feira Tênis Clube, será leiloado por determinação judicial. Em virtude de uma causa trabalhista, o espaço será leiloado no dia 16 de abril de 2009.

O patrimônio avaliado em R$ 4,5 milhões, será colocado à venda no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para pagar uma dívida de R$ 23 mil, com uma ex-funcionária do clube. A única forma do FTC evitar o leilão é pagando a dívida, que tem valor irrisório comparado ao valor do bem.

À exceção do campo de futebol, que já foi penhorado anteriormente, toda estrutura do clube está disponível para os interessados.
(As informações são do Tribuna Feirense/Bahia Agora)

Sede de praia do Bahia será demolida

A prefeitura de Salvador vai demolir a nova sede de praia do Esporte Clube Bahia, que deverá virar uma praça no projeto de revitalização da orla. Na sexta (20), saiu publicado no Diário Oficial do Município um decreto de desapropriação de todos os 23.149 metros quadrados da sede de praia do Bahia.

A decisão é o primeiro passo para a completa demolição do local, que foi abandonado pelo clube. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Marcelo Abreu, disse ao jornal Correio que ainda está negociando com a diretoria do Bahia como será feita a desapropriação.

Para o clube, a sede vale entre R$ 20 e R$ 30 milhões. O objetivo da desapropriação é evitar que um novo empreendimento particular seja construído no local.
Fonte:BN

Bahia luta para não perder a Regional da Infraero para Pernambuco

O governador Jaques Wagner manteve contato nesta sexta (20) com o brigadeiro Jorge Godinho, secretário de Aviação Civil do Ministério da Defesa, a fim de evitar que a Direção Regional Centro-Leste da Infraero, órgão do Ministério da Defesa, seja transferida do aeroporto de Salvador para Recife, a partir de 1º de abril.

“Se a Infraero está realizando medidas de economia e reestruturação, deve levar em conta que fica mais barato operar dentro do maior aeroporto do Nordeste, que é o de Salvador, que apresenta maior movimento e produtividade do que os demais aeroportos nordestinos”, disse o governador ao brigadeiro Godinho. “É estrategicamente mais racional para o transporte aéreo e essa saída pode trazer prejuízos a todos”, acrescentou Wagner.

O brigadeiro Godinho disse que vai estudar a questão e tomar providências para saber se vale mesmo à pena a Infraero deixar o aeroporto de Salvador, que é mais movimentado que os demais. O ministro da Defesa, Nelson Jobim estava fora de Brasília e, na urgência, Wagner conversou diretamente com o brigadeiro Godinho.

O governador Jaques Wagner informou ainda que, desde 2005 vem se esforçando, junto ao Ministério da Defesa e à direção da Infraero, para que a Regional Centro-Leste funcione em Salvador, o que acabou acontecendo desde essa época devido, também, ao empenho do governo baiano junto às autoridades do setor. Antes, a referida Direção Regional funcionava em Recife.
Fonte:JM

sexta-feira, 20 de março de 2009

Ivete Sangalo diz que ninguém merece a TWB

Ivete Sangalo era só alegria na inauguração do ferry com o seu nome.
Mas hoje com certeza deve estar muito preocupada.
As constantes crises no ferry boat associadas às críticas dos usuários à concessionária TWB pelo péssimos serviços estão deixando a cantora Ivete Sangalo muito aborrecida.

Uma nota da coluna social do Jornal da Metrópole, que circulou nesta sexta-feira (20), mostra o descontentamente da musa.

"Ninguém merece a TWB", disse Ivete Sangalo, segundo a nota.

A situação no ferry anda tão ruim que hoje o secretário Batista Neves, da Infra-Estrutura, não poupou críticas à TWB. E foi enfático:

"Ou melhora o serviço ou sai".

• Clique aqui e leia: Secretário dá ultimato à TWB: "Ou melhora o serviço ou sai".

A preocupação de Ivete Sangalo faz sentido. Além do serviço ruim ou "péssimo" como prefere denominar o secretário de Estado Batista Neves, a cantora, que tanto divulga a Bahia, pode temer, quem sabe, que o destino do ferry que leva o seu nome seja o mesmo de um outro que virou ferro velho.

Quem não se lembra do ferry boat "Gal Costa"? Ou melhor, alguém ainda lembra? Pois é. Inaugurado pelo então governador Antonio Carlos Magalhães, a embarcação está apodrecendo desde 2003. Em pleno governo de César Borges, o "Gal Costa" entrou no estaleiro para ser "reformado".

Passou todo o governo de Paulo Souto apodrecendo e sendo sucateado. Não tem mais recuperação. Quem vai pagar a conta? Claro, o cidadão. O Ministério Público deveria apurar o caso.
Fonte:Jornal da Mídia

Clodovil: polícia suspeita de assassinato


Do colunista Cláudio Humberto:

A Polícia Legislativa, da Câmara dos Deputados, acaba de lacrar o apartamento em que residia o falecido deputado Clodovil Hernandes, em Brasília, sob a alegação que será necessário realizar perícia para verificar a suspeita de que o parlamentar teria sido vítima de assassinato, e não de um acidente vascular cerebral (AVC), conforme atestaram os médicos.

Assessores do deputado estavam gravando entrevista para o programa "Fantástico", da Rede Globo, quando agentes da Polícia Legislativa irromperam no apartamento, interrompendo as gravações e afirmando que todos deveriam sair porque o imóvel seria lacrado para perícia. A repórter que fazia a matéria era Poliana Abritta.

Clodovil Hernandes foi encontrado desacordado às 7h da manhã de segunda-feira (16) por seus empregados, que foram ao quarto recolher a cadela do deputado para administrar-lhe remédios prescritos pelo veterinário. Eles encontraram Clodovil deitado de bruços, nu, parcialmente sob uma escrivaninha. Ele perdeu 135 ml de sangue. Muito assustados, porque o corpo de Clodovil estava "duro", conforme relatariam depois, os empregados despertaram Glaucio Hagabiti, o "Claus", amigo dele há cerca de quarenta anos, e que estava em outro quarto.

Leia Mais

Ildes representou Wagner nos 40 anos dos Correios

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Ildes Ferreira, representou o Governador Jaques Wagner na Sessão Especial dos 40 anos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos na manhã dessa quinta (19), na Assembléia Legislativa da Bahia. Na ocasião, Ildes lançou o carimbo comemorativo do 40º aniversário da instituição em ato simbólico de obliteração de selo.

Com mais de 12 mil agências e 115 mil funcionários, os Correios foram responsáveis em 2008 pelo tráfego postal de 9 bilhões de objetos. O diretor regional dos Correios na Bahia, Claudio Moras, destacou que, além de auto-sustentável, os Correios continuam contratando e se expandindo. “A ECT está na lista das instituições brasileiras com maior respeitabilidade e credibilidade junto à população”, disse Moras.

Segundo o secretário Ildes Ferreira, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos tem investido em tecnologia e isso repercute na ampliação de sua atuação. “Hoje o comercio pela internet é uma realidade mundial e os Correios já vem atuando com soluções de logística em mais de 200 países”, disse Ildes Ferreira.

O carteiro motorizado de Jequié, Ednaldo Almeida de Melo, com 24 anos de empresa, foi um dos homenageados do evento. A apresentação do Coral Art'Canto, composto por funcionários dos Correios, e a reverência ao monitor telegráfico com 61 anos de empresa, Eurico Souza Calazans, de 77 anos, emocionaram a platéia, composta de trabalhadores e diretores da empresa, deputados, funcionários da Assembléia e representantes de outros segmentos.

A Sessão em comemoração aos 40 anos dos Correios foi proposta pelo deputado estadual Isaac Cunha (PT-BA). Na ocasião, Isaac, que é funcionário licenciado da agência dos Correios de Jequié, destacou a importância da comunicação para a humanidade e o papel do mensageiro. Citou a história do grego Pheidippides, que morreu cumprindo a tarefa de percorrer centenas de quilômetros para levar uma mensagem de vitória do seu povo, para descrever o papel do carteiro. “Os carteiros são os nossos Pheidippedes. Tão bravos, determinados e anônimos quanto ele”, disse.

Também fizeram parte da mesa da Sessão Especial o presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo, o deputado Carlos Ubaldino; a deputado Fátima Nunes; o vereador de Salvador, Moisés Rocha; Saul Gomes, representado o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios; Ana Paula Santos Souza, agente dos Correios; Nilton Santa Cruz, gerente regional representando as Regiões Operacionais da empresa; Élio Luiz Régis, representando a FIEB – Federação das Indústrias da Bahia; e o tenente cel. Ronaldo Tosta, diretor adjunto da Academia de Polícia Militar, representando o cel. Nilton Mascarenhas.
Fonte:Blog Por Simas