Dados do censo da educação básica realizado pelo Inep, instituto de pesquisas ligado ao Ministério da Educação, mostram que 27% dos professores de quinta a oitava série não têm diploma de ensino superior com licenciatura, habilitação legal exigida para dar aula a esses estudantes, informa a Folha de S. Paulo de hoje.
De acordo com o censo, que identifica pela primeira vez dados individuais dos cerca de 1,8 milhão de docentes nas escolas públicas e particulares do Brasil, 0,8% do total de professores estudou apenas até a oitava série. Esses profissionais dão aula a cerca de 600 mil alunos (1% das matrículas).
A pesquisa aponta ainda o descompasso entre a formação dos professores e a disciplina por eles estudada. Dos professores de física no ensino médio, só 25% fizeram curso universitário específico. Até teólogo e bibliotecário dão aulas de física, destaca a reportagem. Um dos principais motivos para profissionais de diversas áreas deixarem de optar pelo do magistério é o baixo salário oferecido, dizem especialistas.
Fonte:BN
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário