sexta-feira, 8 de maio de 2009

Cerca de 100 municípios baianos sofrem com a seca

Enquanto diversos municípios baianos sofrem os efeitos das fortes chuvas, cerca de 100 cidades do semiárido da Bahia buscam ajuda do Governo do Estado para enfrentar os impactos da estiagem, como Abaré, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Riachão do Jacuípe, Senhor do Bonfim e Teofilândia.

Foram disponibilizados mais de duas mil cisternas emergenciais, carros-pipa e limpeza de mananciais hídricos. Além disso, os coordenadores da Defesa Civil dos municípios participam de cursos de capacitação para atuar em casos de emergência. Um deles é Fernando Lucas, gestor em Teofilândia, que fica a 190 quilômetros da capital baiana.

Ele esteve nesta sexta-feira (8) em Salvador, para receber do governo estadual 21 cisternas emergenciais e, com isso, garantir água potável de mais de 20 comunidades da região. Dos 20 mil habitantes do município, quase 50% (14 mil) moram na zona rural. “Todos precisam muito de apoio, principalmente, nesta época. Com as cisternas, nós conseguimos captar a água da chuva que cai no telhado e o carro-pipa, por exemplo, beneficia mais de 400 famílias”, afirmou Lucas.

Cada cisterna é capaz de armazenar cerca de 8 mil litros de água da chuva, recolhida através de canais distribuídos ao redor da casa. A quantidade é capaz de suprir as necessidades básicas de água de três famílias com até cinco pessoas. A água tratada é utilizada para beber, cozinhar e fazer higiene bucal.

Nenhum comentário: