sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dengue e meningite já mataram 82 pessoas na Bahia

Davi, filho da cantora Cláudia Leite contraiu
a meningite
, mas já teve alta do hospital

A dengue e a meningite já mataram 82 pessoas este ano na Bahia. De acordo com os dados da Secretaria de Saúde do Estado, até abril foram registrados 50 mil casos de dengue com 41 mortes e 309 de meningite também com 41 mortes.

Os casos confirmados de dengue, na Bahia, correspondem a um aumento de 266% em relação ao mesmo período do ano passado. Os municípios de Jequié e Porto Seguro são os mais atingidos pela dengue, apesar de já apresentar uma tendência de diminuição, segundo a secretaria.

Já os casos de meningite, 119 foram classificados de bacteriana, 156 viral e 34 provocados por outros agentes. Segundo a coordenadora estadual do Programa de Imunização da Secretaria da Saúde da Bahia, Fátima Guirra, o que mais chama atenção é a meningite meningocócica, bacteriana, o tipo mais grave da doença, que deixa sequelas e pode levar à morte.

A meningite é uma doença infecciosa, aguda, transmitida por meio da secreção do nariz e da boca. Segundo a Secretaria de Saúde, é uma inflamação da membrana que reveste o cérebro e a medula, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e agentes não infecciosos como substâncias químicas. A doença ocorre durante o ano, mas com predominância nos períodos frios.

Os tipos de tratamentos mais adequados são: a ingestão de antibióticos receitados pelo médico, alimentação baseada em frutas e verduras, e recuperação em ambientes arejados.
Fonte:JM

Nenhum comentário: