quinta-feira, 14 de maio de 2009

Bahia poderá ter primeiro estádio solar da América Latina

A Bahia poderá ter o primeiro estádio de futebol totalmente alimentado por energia solar na América Latina. O presidente do Grupo Neoenergia, Marcelo Corrêa, e o presidente da Coelba, Moisés Sales, apresentaram na última sexta-feira (07) ao governador Jaques Wagner um projeto pioneiro na América Latina para instalação de energia solar fotovoltaica no Estádio de Pituaçu. O projeto tem custo estimado para execução da ordem de R$ 5,2 milhões e, caso seja aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), será executado em 2010.

Após a aprovação do governador, foi criado um grupo de trabalho composto pela Coelba, Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), para dar início aos estudos que serão realizados pelo Laboratório de Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina. Nesse estudo, será contemplada a geração de energia por meio de módulos solares fotovoltaicos, com filmes finos de silício amorfo.

Após finalizado, o estudo será apresentado à Aneel para aprovação. A energia solar a ser gerada será lançada na rede da Coelba e atenderá completamente à demanda de energia do Estádio de Pituaçu, ou seja, o estádio será auto-suficiente em energia elétrica. Essa tecnologia é utilizada em alguns estádios no mundo, a exemplo do Badenova Stadium, de Freiburg, na Alemanha, e do Stade de Suissse Wandkdorf National, em Berna, na Suíça.
Fonte:JM

Nenhum comentário: