segunda-feira, 25 de maio de 2009

Festival de Artes Negras incentiva relações entre Brasil e África

O lançamento do 3° Festival Mundial de Artes Negras (3° Fesman), hoje (25) em Salvador, representa para o Brasil oportunidade em adotar parceria com países da África em prol do desenvolvimento do continente africano e de estimular relações entre as nações, na opinião do presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo.

O festival será realizado entre os dias 1° e 14 de dezembro em Dacar, no Senegal. O lançamento coincide com o Dia da Libertação da África, comemorado hoje.

Os organizadores do festival esperam a presença no Senegal de 3 mil artistas representando 84 nações, africanas e de outros continentes. “Vamos celebrar com música, com artes visuais, com dança, com teatro, com arquitetura, mas também vamos celebrar com um colóquio refletindo o renascimento africano na África e na diáspora”, explica Araújo.

No Brasil, o lançamento contará com a presença do presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, que juntamente com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, abre a cerimônia às 20h30. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, também participa do lançamento, que terá a apresentação do balé folclórico da Bahia, de blocos afro da cidade de Salvador, de artistas senegalenses, além de shows de Margareth Menezes e de Gilberto Gil, que é o presidente internacional do 3° Fesman.
Fonte:JM

Nenhum comentário: