quarta-feira, 27 de maio de 2009

Falha no Intercomunicador revela conversa secreta entre Lula e Chávez

Foto: Max Haack/ Bahia Notícias
Frequência exclusiva revelou planos futuros de Lula

O cerimonial da presidência ou a assessoria do Hotel Pestana cometeu um deslize histórico nesta terça-feira (26). Na entrada da coletiva com os presidentes Lula e Hugo Chávez, no auditório Gregório de Matos, no Pestana, foram oferecidos rádios para que a imprensa brasileira e venezuelana pudesse acompanhar as traduções simultâneas tanto em espanhol como em português. Mas, os rádios estavam sintonizados numa freqüência que captava a reunião secreta que acontecia em outra sala do hotel entre Lula, Chávez, as chancelarias e mais ministros da área econômica dos dois países sul-americanos.

Alguns trechos da reunião puderam ser ouvidos. O clima não era nada amistoso. Chávez reclamava de preços preferenciais oferecidos a Petrobras no mercado internacional. Além disso, o comandante venezuelano falava em escassez nas reservas de óleo e gás em seu país e de acordos não cumpridos pela Argentina.

Depois da interferência de um suposto ministro do governo Chávez, Lula chegou a dizer que só fecharia o acordo se conseguisse eleger a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e se ele próprio assumisse a presidência da Petrobras. Assim que a informação vazou, o cerimonial e a segurança da República iniciaram investida para recolher as pilhas dos rádios. Em seguida, eles decidiram confiscar os equipamentos. Houve um princípio de tumulto, mas não passou disso.
Fonte:BN

Nenhum comentário: