terça-feira, 26 de maio de 2009

Bahia vai sediar congresso internacional de Software Livre

Será realizado nos próximos dias 28 (quinta-feira) e 29 (sexta-feira), o Congresso Internacional de Software Livre, no Campus do Cabula da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Salvador. A previsão dos organizadores é reunir cerca de 500 pessoas, entre gestores governamentais, diretores e técnicos em Tecnologia da Informação (TI), pesquisadores, desenvolvedores e usuários de tecnologia em Software Livre (SL), além de representantes de bancos, provedores de serviços de redes de comunicação e fornecedores de equipamentos. As inscrições poderão ser realizadas no site www.networkeventos.com.br.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Ildes Ferreira, os Softwares Livres devem ser encarados não apenas pela sua importância econômica, pois estão cada vez mais ganhando espaço no mercado, mas também pelo foco da inclusão social. “No programa de inclusão digital do Governo da Bahia, por exemplo, são mais de sete mil máquinas que disponibilizam um pacote customizado de softwares livres para a população”, disse.

Como são programas de código aberto, que podem ser acessados, customizados e melhorados livremente, os softwares livres estão sendo muito utilizados pela indústria e grandes redes de varejo. Para o presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados, Marcos Mazoni, outra vantagem é a autonomia tecnológica que o país vai ganhando desenvolvendo softwares de código aberto. “Estamos fomentando a criação de ambientes compartilhados e soluções de comunidades para fortalecer os SL, fornecendo inclusive soluções para a implantação de cidades digitais baseadas nas plataformas livres”, disse.

O Congresso Free Software Bahia 2009 está sendo promovido pela Network Eventos e conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Na programação paralela acontece o III Encontro Nordestino de Software Livre e o IV Festival de Software Livre da Bahia.
Fonte:Ascom Secti

Nenhum comentário: