terça-feira, 26 de maio de 2009

Dívidas ameaçam "Gazeta Mercantil"


Jornal de economia pode deixar de circular na próxima semana, após devolução da marca para antigos controladores

O jornal "Gazeta Mercantil", fundado em 1920, poderá deixar de circular a partir da próxima semana. A CBM (Companhia Brasileira de Multimídia), dona da editora JB e licenciadora da marca "Gazeta Mercantil", informou ontem, em comunicado publicado na primeira página da "Gazeta", que deixará de publicar o jornal a partir de 1º de junho.

A CBM diz estar exercendo o direito de rescindir o contrato de licenciamento de marca feito em 2003, devolvendo-a seus donos. O antigo controlador, Luiz Fernando Levy, não pretende reassumir o jornal. Hoje, há 51 jornalistas na "Gazeta".

Segundo a Folha apurou, Levy disse ontem numa ligação viva-voz aos jornalistas da "Gazeta", que o procuraram para saber o que seria feito da publicação, que "não se iludissem, pois [o jornal] acabou".

A direção da Gazeta e a da CBM passaram a tarde reunidas. À noite, ocorreu uma reunião do Sindicato dos Jornalistas com a Redação, que pretendia finalizar ao menos parte do jornal para que ele não deixasse de circular.

Numa reportagem publicada na parte interna da "Gazeta", foi informado que, caso Levy não "queira assumir suas responsabilidades", o usufruto da marca poderia ser concedido a uma entidade sem fins lucrativos organizada pelos funcionários para edição e comercialização do jornal. Não há, entretanto, segundo a Folha apurou, nenhum tipo de organização ou interesse da Redação e dos funcionários nesse sentido.

Conhecida por arrendar apenas os títulos e deixar a propriedade e os passivos dos veículos para os donos originais, a CBM também é dona do "Jornal do Brasil" e da editora Peixes, que publica revistas como "Gula" e "Viver Bem".
As informações são da Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: