sábado, 16 de maio de 2009

Começa neste domingo a Semana de Prevenção das Hepatites Virais

Com o objetivo de informar a população sobre as hepatites virais, a Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com o Grupo Vontade de Viver, Organização Não-Governamental de apoio aos portadores de hepatite C, promove, a partir de domingo (17), a Semana Estadual de Mobilização para Prevenção e Controle das Hepatites Virais.

A programação será iniciada no Campo Grande, em Salvador, onde a população terá acesso à vacinação contra hepatite B, aconselhamento médico, distribuição de material educativo, orientações sobre a prevenção das hepatites virais e teste rápido para detecção de hepatite C.

O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, acontece das 8 às 18h, com diversos estandes disponibilizando serviços. Além disso, profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, bioquímicos e estudantes de medicina e de enfermagem) estarão disponíveis para aconselhamento e esclarecimentos sobre o agravo.

Além do evento no Campo Grande, a Semana de Mobilização para Prevenção e Controle das Hepatites Vitais terá dois seminários sobre o assunto: na segunda-feira (18), no Centro Estadual de Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), e na terça-feira (19), na Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), das 8 às 12h, sob a coordenação do médico hepatologista Raymundo Paraná.

Durante toda a semana – de 18 a 22 – sete unidades de saúde da rede municipal de Salvador continuarão realizando testagem sorológica para hepatite C, aconselhamento e vacinação – Centros de Saúde do Vale das Pedrinhas, Carlos Gomes, Sete de Abril, Fazenda Grande do Retiro, Pernambués, Periperi e Itapoã.
Fonte:JM

Nenhum comentário: