Pingüim. Não sei quem o apelidou assim, nem o porquê. Carlos Alberto do Carmo, o “Pingüim”, dispensava interrogações.
Diferente da Matemática que ele dominava como ninguém e que ensinava com seu jeito próprio e irreverente, não precisava esquentar a cabeça para conhecê-lo bem, nem tampouco calcular suas reações ou resultados. Eram todos do bem.
A sua lógica matemática sempre foi somar os amigos, diminuir as incertezas, multiplicar alegrias e dividir um papo prazeroso.
Não é a toa que criaram uma comunidade para ele no Orkut: Pinguim É/Foi Meu Professor. hoje com 768 membros. Fico imaginando suas aulas. “Pôrra” e “fudeu negão” eram adjetivos comuns... comentam seus apaixonados alunos. E aula sobre fração, potência, uma festa! Aliás, ele fez de sua vida uma verdadeira festa.
Meu vizinho há vinte e cinco anos, sorriso largo, frases curtas com boas doses de humor, quem o via pela primeira vez, em poucos minutos o adotava como amigo e nunca mais deixaria de sê-lo.
Pai e marido maravilhoso. Lembro-me de uma época que ficamos uns dias na mesma casa de praia em Itaparica e ele era o primeiro a se levantar para preparar o café da manhã para os jovens “a mulecada trabalhou muito esta noite com a camizinha”, dizia às gargalhadas.
Para Pingüim deixo a frase de Gabriel Chalita., ex-secretário da Educação de São Paulo: “Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes”, porque sei que isto ele fez como ninguém. Não só como professor, mas como um ser humano ímpar. Um negão da "pôrra" de bom.
Um abraço velho Pingo!
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Poxa adorei esse pequeno comentario sobre o nosso eterno amigo PINGUIM.
Parabens!
FICA COM DEUS NEGAO E QUE JESUS ILUMINE A SUA ALMA.
ADILSON BASTOS
Gostei da homenagem, Zezé. Veja o lindo artigo, também em homenagem a Pinguim, escrito por Danilo Andreato no site Recanto das Letras(http://www.recantodasletras.com.br/homenagens/1447708). Sugiro inclusive que divulgue essa homenagem no seu site. Beijos.
Tenho certeza que onde ele estará a festa vai continuar com sua sabedoria e alegria.
Vai deixar saudade, o velho Pingo.
Postar um comentário