sábado, 14 de fevereiro de 2009

Beber muito refrigerante pode fazer mal aos rins das mulheres


Que beber muito refrigerante faz mal todo mundo sabe, mas um estudo recente publicado pelo jornal da Public Library of Science indica que o link entre estas bebidas e doenças nos rins pode ser muito maior do que se imagina.

Os pesquisadores examinaram dados de 9.358 americanos através da National Health and Nutrition Examination Survay (NHNES), uma pesquisa feita a nível nacional pelo governo dos EUA que combina exames médicos, dentais e fisiológicos, além de testes laboratoriais. A NHNES também recolhe dados sobre a nutrição dos americanos e foi através deles este link foi descoberto.

Mulheres que disseram ter bebido duas ou mais latas de refrigerantes nas 24 horas anteriores aos exames tinham 1,86 vezes mais chances de ter albuminúria, a perda da proteína albumina através da urina, que também é considerado um sinal primário de problemas nos rins.

Ainda não se sabe porque os refrigerantes só atingem as mulheres e também o fato dos refrigerantes diet não terem afetado nem mesmo as mulheres. Recentemente a obesidade, a diabetes e os problemas nos rins aumentaram, assim como o consumo do xarope de milho rico em frutose (HFCS), o adoçante mais comum usado por empresas de refrigerantes.

Novos estudos precisam ser realizados para apontar se estes problemas nos rins estão relacionados ao xarope, ao estilo de vida moderno ou ao consumo elevado de açúcar. Um estudo piloto recente apontou que 9 de 20 marcas de xarope de milho rico em frutose continham níveis detectáveis de mercúrio. Isso é grave pois ligaria o consumo de refrigerantes a diversos problemas.

O Brasil possui cerca de 2 milhões de doentes renais. Cada brasileiro consome cerca de 6,3 kg de açúcar somente provenientes dos refrigerantes por ano (ABIR), o que representa 13% do consumo de açúcar per capta. Apesar do número ser bastante alto na minha opinião, nosso país está em décimo segundo lugar no ranking dos que mais consomem refrigerantes no mundo.

Você bebe geralmente quantos refrigerantes por dia? Mesmo sendo homem não deixa de ser um bom momento para pensar no consumo excessivo de açúcar.
Fontes: News Medical, InventorSpot

Nenhum comentário: