quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Venda de espetinho é proibida no Carnaval


Salvador - Pouca gente sabe, mas a venda de produtos comercializados no espeto é proibida. O decreto municipal nº 19.067 de 21/11/2008, que dispõe sobre a localização e funcionamento de equipamentos do comércio informal em logradouros públicos durante o Carnaval de 2009, estabelece no seu artigo 16 que é terminantemente proibida a produção e comercialização de churrasco no espeto de qualquer material, sendo passível de apreensão imediata pela fiscalização.
A medida tem como objetivo evitar acidentes na festa momesca. "Os espetinhos, sejam eles de churrasco, queijo coalho ou qualquer outro produto, podem ser utilizados como arma branca no Carnaval, e por isso ele foi proibido", explica Augusto Bastos, coordenador da Vigilância Sanitária de Salvador-VISA.

Equipes da VISA estarão nos três circuitos da festa e nos carnavais de bairro inspecionando o trabalho dos ambulantes. "Aqueles que forem encontrados vendendo qualquer produto no espeto terá toda sua mercadoria apreendida e destruída", alerta Augusto.

O trabalho de fiscalização será feito em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp). Mais de cinco mil funcionários estarão mobilizados para a festa. Segundo a Sesp, 3.670 ambulantes foram licenciados. Eles vão usar um colete laranja que vai facilitar a fiscalização, permitindo também a identificação pelos foliões dos vendedores autorizados para atuar na festa.

Os fiscais da Vigilância Sanitária estarão atentos também a outros problemas. Não será permitida, por exemplo, a comercialização de produtos em carros de mão, nem bebidas pré-preparadas artesanalmente como licor e cravinho. As embalagens reaproveitadas e os vasilhames de vidro também não poderão ser usados.
Fonte>Jornal de Mídia

Nenhum comentário: