quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Distrito de Bonfim de Feira é escolhido para censo experimental


O distrito de Bonfim de Feira - um dos oito distritos de Feira de Santana - foi escolhido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para ser aplicado o censo experimental 2009.

Além de Bonfim de Feira, também foram escolhidos outras cinco localidades. Distrito sede de Santo Antônio Tauá/PA; município completo de Rio Claro/SP; distrito sede de Guaporé/RS, e o distrito sede de Fazenda Nova/GO.

O censo experimental vai servir de ensaio para o censo demográfico, que tem como objetivo contar e conhecer cada um dos habitantes do país, levantando informações sobre idade, sexo, cor, religião, educação, trabalho, migração, entre outras.

O censo experimental 2009 deverá ser aplicado entre o dia 31 de julho 01 de agosto. A relação das localidades escolhidas para o censo experimental foi publicada na edição do dia 16 de fevereiro no Diário Oficial da União.

Demográfico
Os resultados do censo demográfico, que deverá ocorrer em 2010, serão utilizados, entre outros objetivos, para tomar decisões que afetam cada município, cada estado, ou seja, o país inteiro.

Entidades das três esferas de governo (federal, estadual e municipal), empresas, universidades, centros de estudo, organizações e associações comunitárias estão entre os muitos grupos que utilizam as informações do censo demográfico para propor e definir políticas públicas e planejar serviços que beneficiam toda a população.

O censo demográfico será utilizado, principalmente, para: subsidiar cálculos que definem os recursos financeiros a serem transferidos do Governo Federal para cada estado e cada município; determinar a representação política dos estados no Congresso Nacional; conhecer a estrutura da força de trabalho em cada município; e subsidiar políticas públicas de saúde, educação e habitação, determinando, por exemplo, onde os hospitais, centros de saúde, escolas e moradias são necessários.
Fonte:FSOnline

Nenhum comentário: