sábado, 28 de fevereiro de 2009

Desenvolvimento sustentável do Território do Piemonte do Paraguaçu é tema de encontro

As ações desenvolvidas pelas secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e Desenvolvimento Urbano (Sedur) foram destacadas pelos secretários Ildes Ferreira e Afonso Florence, na última quinta-feira (26), em Rafael Jambeiro, num encontro que reuniu prefeitos, secretários municipais, representantes do governo estadual e federal, além de gestores e lideranças dos 14 municípios que integram o Território Piemonte do Paraguaçu.

O objetivo principal do evento foi a discussão de propostas de planejamento e gestão do desenvolvimento territorial sustentável e a aplicação dos recursos disponíveis para os municípios do território composto pelos municípios baianos de Rafael Jambeiro, Santa Terezinha, Itatim, Iaçu, Itaberaba, Boa Vista do Tupim, Itaquara, Lajedinho, Rui Barbosa, Macajuba, Mundo Novo, Piritiba, Tapiramutá e Miguel Calmon.

Na oportunidade, O secretário Ildes Ferreira destacou a ampliação do acesso às tecnologias da informação e comunicação com a implantação dos Centros Digitais de Cidadania. “O programa de inclusão sociodigital do governo da Bahia é considerado o maior do Brasil e conquistou importantes premiações nacionais no ano passado”, disse. Os Centros Digitais de Cidadania (CDCs) são salas com 10 computadores conectados à internet banda larga e equipados com softwares livres. “Estamos implantando CDCs em todos os 417 municípios baianos e com isso retirando a Bahia da incômoda 20ª colocação entre os estados da federação em inclusão digital”, completou Ferreira.

O articulador do Território, Valmir Macedo de Souza, disse que o encontro foi concebido para que os prefeitos e gestores conheçam, com detalhes, os programas sociais do Governo do Estado, a fim de que possam se habilitar a levá-los para os seus municípios.

Nenhum comentário: