quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Valeu Negão!

Pingüim. Não sei quem o apelidou assim, nem o porquê. Carlos Alberto do Carmo, o “Pingüim”, dispensava interrogações.

Diferente da Matemática que ele dominava como ninguém e que ensinava com seu jeito próprio e irreverente, não precisava esquentar a cabeça para conhecê-lo bem, nem tampouco calcular suas reações ou resultados. Eram todos do bem.

A sua lógica matemática sempre foi somar os amigos, diminuir as incertezas, multiplicar alegrias e dividir um papo prazeroso.


Não é a toa que criaram uma comunidade para ele no Orkut: Pinguim É/Foi Meu Professor. hoje com 768 membros. Fico imaginando suas aulas. “Pôrra” e “fudeu negão” eram adjetivos comuns... comentam seus apaixonados alunos. E aula sobre fração, potência, uma festa! Aliás, ele fez de sua vida uma verdadeira festa.

Meu vizinho há vinte e cinco anos, sorriso largo, frases curtas com boas doses de humor, quem o via pela primeira vez, em poucos minutos o adotava como amigo e nunca mais deixaria de sê-lo.

Pai e marido maravilhoso. Lembro-me de uma época que ficamos uns dias na mesma casa de praia em Itaparica e ele era o primeiro a se levantar para preparar o café da manhã para os jovens “a mulecada trabalhou muito esta noite com a camizinha”, dizia às gargalhadas.

Para Pingüim deixo a frase de Gabriel Chalita., ex-secretário da Educação de São Paulo: “Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes”, porque sei que isto ele fez como ninguém.
Não só como professor, mas como um ser humano ímpar. Um negão da "pôrra" de bom.

Um abraço velho Pingo!

4 comentários:

Anônimo disse...

Poxa adorei esse pequeno comentario sobre o nosso eterno amigo PINGUIM.
Parabens!

FICA COM DEUS NEGAO E QUE JESUS ILUMINE A SUA ALMA.

ADILSON BASTOS

Marcia disse...

Gostei da homenagem, Zezé. Veja o lindo artigo, também em homenagem a Pinguim, escrito por Danilo Andreato no site Recanto das Letras(http://www.recantodasletras.com.br/homenagens/1447708). Sugiro inclusive que divulgue essa homenagem no seu site. Beijos.

Anônimo disse...

Tenho certeza que onde ele estará a festa vai continuar com sua sabedoria e alegria.

Adson Sá disse...

Vai deixar saudade, o velho Pingo.