segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Projete: Novas idéias dinamizam sua vida


* Reinaldo Passadori

Definir um projeto é a primeira fase de qualquer realização que você conquistará em sua vida. A partir do momento que você tem um projeto de vida, você tem uma perspectiva precisa dos obstáculos que terá que superar e das benesses que irá adquirir ao alcançar seu objetivo.

“Projeto de vida” é uma expressão ampla, que abarca seus desejos nos âmbitos profissional, pessoal, social e familiar. No plano profissional, você pode almejar uma posição elevada na sua empresa, pode pretender crescer até alcançar a gerência ou a diretoria, pode desejar expandir sua carreira à dimensão internacional, entre outros diferentes objetivos que você pode ter.

Na sociedade, você pode querer uma posição de destaque e prestígio, ou não. Talvez você prefira ser mais low profile, reservar suas realizações à esfera pessoal, não atrair atenção pública. No plano pessoal e familiar, talvez sua realização esteja completa ao constituir uma família. Ou não: você pode se contentar com seus amigos e familiares, sem intenção de se casar e ter filhos.

Isto é, antes de traçar um projeto de vida, você pode vislumbrar várias opções vagas e sem foco. Mas ao projetar, você pode direcionar sua vida ao que tanto sonha. Ao delinear esse grande projeto, você focaliza o destino de sua vida e o passo a passo que o conduzirá às conquistas em cada um desses campos. Portanto, projete, trace objetivos, faça planos, sonhe e busque seus sonhos.

Muitas vezes, porém, o curso da vida não segue de acordo com o caminho previsto em nossos planos iniciais. Os tempos mudam, suas idéias mudam, enfim, você amadurece e muda ao longo de sua vida. Por isso, você deve ter flexibilidade para se ajustar às suas novas perspectivas, aos novos cenários e, conseqüentemente, aos contornos de seus novos projetos. Se você pensa que talvez esteja perdendo seu foco e personalidade ao longo do tempo, lembre-se que mudar de idéia não é nenhum motivo de vergonha. Seria vergonha não ter idéias para mudar.

Se você está no início de sua carreira, é bom se lembrar de seu projeto atual. Se você teve que enfrentar recentemente uma má fase, uma demissão ou desilusão com seu trabalho, projete, crie novos planos, mentalize novas idéias. Você é jovem e deve estar ainda mais aberto a novos projetos.

Você não é mais quem era antigamente e não sabe ainda quem será no futuro, porque você não está nem no passado nem no futuro, você vive o tempo presente. Por isso, concentre-se nos planos e ideais que você tem no momento presente. Esteja aberto a novas possibilidades, mas nunca se esqueça de quem você realmente é. Sua vontade o guiará por todo seu caminho, enquanto suas novas idéias irão dinamizar sua vida.

Dinamismo. Eis o que motiva e impulsiona qualquer projeto, porque a vida não é estática. A vida é dinâmica, e é assim que você deve ser para projetar e conquistar os seus sonhos.

* Reinaldo Passadori é especialista em Comunicação Verbal e Diretor do Instituto Reinaldo Passadori de Comunicação Verbal. Administrador de Empresas com especialização em Recursos Humanos. Autor do livro Comunicação Essencial – Estratégias Eficazes para Encantar seus Ouvintes (Editora Gente).

Nenhum comentário: