quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

ESTEVES POR AÍ...

Posse adiada
A Secretaria Estadual de Educação adiou para a próxima sexta-feira (16) a posse dos diretores eleitos nas escolas da rede estadual de ensino. O ato estava previsto para acontecer hoje em todo o estado. Em Feira de Santana, seis instituições de ensino não atingiram o quórum mínimo para que o processo fosse validado.Conforme o edital, a eleição somente seria validada caso o percentual de pais e estudantes votantes fossem superior a 30%, e o de membros do magistério e funcionários maiores que 50%.

Ambulantes da Marechal
Os vendedores ambulantes que trabalham com carrinhos de mão no centro comercial de Feira de Santana receberam garantias de trabalho por parte do prefeito Tarcízio Pimenta, durante audiência realizada ontem (13), desde que também respeitem o livre fluxo dos pedestres nos passeios.

Conferência na saída
O Procon (Órgão Municipal de Defesa do Consumidor) emitiu autos de infração na manhã dessa terça-feira (13) ao Mercantil Rodrigues e ao Atacadão. A ação foi gerada após o recebimento de denúncias acerca da conferência das compras após o registro no caixa, à porta dos estabelecimentos.O coordenador do Procon, o advogado Magno Felzemburgh, explica que a conferência das compras após o pagamento no caixa não é um procedimento legal. “A partir do momento que o cidadão adquiriu o produto, é dele a posse e ninguém na empresa tem o direito de fazer outras observações”.

Dicionário do Acordo
Re-editar" ou "reeditar"? "Coabitar" ou "co-habitar"? As principais dúvidas que o texto do Acordo Ortográfico, em vigor desde o dia 1º, havia deixado foram esclarecidas pela publicação da segunda edição do dicionário da Academia Brasileira de Letras, que começou a ser distribuído ontem nas livrarias. O "Dicionário Escolar da Língua Portuguesa", editado pela Companhia Editora Nacional, tem 1.311 páginas e cerca de 33 mil verbetes.

Prestação de contas
Entrou em vigor ontem a Lei 11.902 que reduz de dez para cinco anos o prazo para clientes exigirem prestação de contas dos advogados em relação a quantias pagas por serviços prestados e para os advogados cobrarem seus clientes. A regra ficará inserida no Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O PIB chinês
A China revisou hoje para cima o crescimento de seu Produto Interno Bruto (PIB) de 2007, que aumentou de 11,9% para 13%, o que a transforma na terceira economia mundial, atrás dos Estados Unidos e do Japão, e na frente da Alemanha. Segundo os dados divulgados hoje pelo Escritório Nacional de Estatística, o PIB chinês chegou a US$ 3,764 bilhões, acima dos US$ 3,32 bilhões da Alemanha. Fonte: BN

Curiosidade do dia
14 de janeiro de 1943
O presidente americano Franklin Roosevelt e o primeiro-ministro inglês Winston Churchill começaram a Conferência de Casablanca, no Marrocos, para discutir estratégias de guerra contra a Alemanha. Foi a primeira vez que o presidente dos EUA deixou seu país durante o conflito. Charles De Gaulle, líder do governo francês no exílio, também estava presente. O líder soviético Stálin não quis participar.

Frase do dia
Uma pessoa permanece jovem, na medida em que ainda é capaz de aprender, adquirir novos hábitos, e tolerar contradições.
(Marie Von Ebner - Eschenbach)

Nenhum comentário: