segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Novos vagões e trens do metrô chegarão a Salvador próximo dia 19

Outros três trens do Metrô de Salvador, também com um total de 12 vagões, procedentes da Coréia, devem chegar no próximo dia 19 ao Porto de Salvador, complementando assim a contribuição do Estado para o transporte de massa na capital baiana.

O Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), comprou os seis trens, que representam um investimento de aproximadamente US$ 50 milhões, com financiamento do Banco do Brasil.

Os três primeiros trens do Metrô desembarcaram em Salvador no dia 7 de novembro do ano passado e estão armazenados nas instalações da Estação Aduaneira do Interior (EADI/Salvador), localizada no CIA-Sul a um custo mensal de R$ 40 mil, bancado pelo governo estadual, até a entrega no destino final para a realização dos testes nos trilhos, a serem realizados antes do seu funcionamento.

Os três trens que chegam a Salvador no próximo dia 19 também serão levados para a EADI/Salvador. Os seis trens vão permanecer sob a responsabilidade da Conder até que a Prefeitura conclua a construção do pátio auxiliar de manutenção e o assentamento dos os trilhos.

Fabricados na Coréia, pela empresa Rotem, e fornecidos pela Mitsui & Co Ltda., cada trem é composto por quatro vagões com tração elétrica, carrocerias e estruturas em aço inoxidável. A capacidade de cada um é de 1.250 passageiros e a composição oferece ar condicionado e isolamento acústico.

Cada trem é composto de quatro vagões sendo dois do tipo reboque e dois do tipo motor. Cada vagão do tipo motor tem 21,485 metros de comprimento; 3,060 metros de largura; 4,240 metros de altura e 43.500 quilos de peso. Os do tipo reboque têm 20,290 metros de comprimento; 3,060 metros de largura; 4,135 metros de altura e 44 mil quilos.
Fonte:Bahia Já

Nenhum comentário: