quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

EUA frustram ida de deputados à posse de Obama

Deputados brasileiros que pretendiam assistir à posse do novo presidente norte-americano, o democrata Barack Obama, na próxima terça-feira (20), foram frustrados pela Embaixada dos Estados Unidos. Seis parlamentares representariam a Câmara dos Deputados oficialmente no ato de passagem de cargo, mas o status de missão oficial foi negado pelos EUA.

Segundo o deputado Manato (PDT-ES), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) surgeriu à Câmara que enviasse uma missão oficial à posse de Obama. A avalição do MRE é que seria de "bom tom" que o parlamento brasileiro enviasse representantes aos Estados Unidos. No entanto, os parlamentares interessados passaram a ter dificuldades para organizar a viagem.

Primeiro, eles acharam que a viagem não era autorizada por conta da Mesa Diretora, que estaria segurando novos gastos. Entretanto, eles descobriram que, na verdade, foi a própria embaixada que não aceitou a missão dos deputados. "A embaixada disse que não haveria lugar de destaque para as parlamentares brasileiros. O Brasil foi ignorado", protestou Manato.

Além de Manato, também mostraram interesse em participar da cerimônia os deputados Janete Rocha Pietá (PT-SP) e Luciana Rocha (PR-SP), entre outros. "O grupo ia pagar a viagem do próprio bolso. Só queríamos o status de missão oficial", afirmou o pedetista. Ele lembrou que a conversa com a embaixada foi longa, e que os parlamentares argumentaram várias vezes sobre a importância da presença do parlamento na posse. "Não adiantou nada", lamentou. (Mário Coelho).
Fonte: Congresso em Foco

Nenhum comentário: