terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Lavagem do Bonfim terá 2.533 policiais militares

A Polícia Militar empregará 2.533 PMs na Operação Lavagem do Bonfim 2009, na quinta-feira (15). Serão 317 patrulhas distribuídas estrategicamente ao longo do cortejo, que vai da Igreja da Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada.

O efetivo contará com policiais do Batalhão de Apoio Operacional, Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão de Guardas, Rondas Especiais (Rondesp), companhias independentes, Esquadrão de Polícia Montada, Esquadrão de Motociclistas Águia e Companhia de Polícia de Proteção Ambiental.

Para regular o fluxo de veículos e pedestres e realizar abordagens preventivas contra o porte ilegal de armas e tráfico de drogas, serão montadas oito barreiras em vias que dão acesso ao trajeto do evento. A Coordenadoria de Operações dos Bombeiros também atuará lançando patrulhas de socorrismo, apoiadas por guarnições do Salvar.

A atuação da PM começou hoje (12), com o policiamento ostensivo na festividade da Encarnação dos Primeiros Milagres de Cristo e na caminhada dos fiéis (do Colégio São José até a Boa Viagem).

Hoje (13), a PM inicia o ordenamento do tráfego junto às empresas montadoras de barracas e transeuntes.

Na noite anterior à lavagem, quarta-feira (14), será feita uma varredura em todo o trajeto do cortejo para não permitir veículos estacionados nos locais de concentração popular, além da arrumação das entidades carnavalescas.

Encontro Inter-religioso abre Lavagem do Bonfim

A abertura da 254ª Lavagem do Bonfim, às 9 horas de quinta-feira (dia 15), acontecerá nas escadarias da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, com as apresentações de um coral formado por representantes de diversos grupos de Salvador sob a regência do maestro Francisco Rufino, da Igreja do Bonfim e dos Filhos de Gandhy.

Em seguida, acontecerá um encontro inter-religioso entre Igreja Batista, Igreja Católica, Religiões Afrobrasileiras e Espiritismo para realizar uma oração pela paz. A Igreja Católica será representada pelo padre Valson Santos Sandes; o Baba Silvonilton representa as Religiões Afrobrasileiras, e Marcelo Mariano Cadidé o Espiritismo. A Igreja Batista ainda não confirmou seu representante. Ao final, o coral e os Filhos de Gandhy apresentam-se novamente, dando início ao cortejo que segue a partir das 9h30 em direção à Colina Sagrada.

A chegada à Basílica do Bonfim está prevista para o meio-dia. Uma inédita bênção do adro da igreja e a presença da imagem principal do santo posicionada no meio do templo são as novidades este ano. O padre Edson vai abençoar a multidão do adro da igreja, que permanecerá com a grade fechada. A porta central da Basílica vai ficar aberta durante todo o dia e os fiéis vão poder contemplar a imagem principal do Senhor do Bonfim, que ficará no meio da nave. É a primeira vez que um representante da Igreja Católica recepciona os fiéis, abençoando-os na chegada do cortejo na Colina Sagrada.
Fonte: Jornal da Mídia

Nenhum comentário: