A Polícia Militar empregará 2.533 PMs na Operação Lavagem do Bonfim 2009, na quinta-feira (15). Serão 317 patrulhas distribuídas estrategicamente ao longo do cortejo, que vai da Igreja da Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada.O efetivo contará com policiais do Batalhão de Apoio Operacional, Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão de Guardas, Rondas Especiais (Rondesp), companhias independentes, Esquadrão de Polícia Montada, Esquadrão de Motociclistas Águia e Companhia de Polícia de Proteção Ambiental.
Para regular o fluxo de veículos e pedestres e realizar abordagens preventivas contra o porte ilegal de armas e tráfico de drogas, serão montadas oito barreiras em vias que dão acesso ao trajeto do evento. A Coordenadoria de Operações dos Bombeiros também atuará lançando patrulhas de socorrismo, apoiadas por guarnições do Salvar.
A atuação da PM começou hoje (12), com o policiamento ostensivo na festividade da Encarnação dos Primeiros Milagres de Cristo e na caminhada dos fiéis (do Colégio São José até a Boa Viagem).
Hoje (13), a PM inicia o ordenamento do tráfego junto às empresas montadoras de barracas e transeuntes.
Na noite anterior à lavagem, quarta-feira (14), será feita uma varredura em todo o trajeto do cortejo para não permitir veículos estacionados nos locais de concentração popular, além da arrumação das entidades carnavalescas.
Encontro Inter-religioso abre Lavagem do BonfimA abertura da 254ª Lavagem do Bonfim, às 9 horas de quinta-feira (dia 15), acontecerá nas escadarias da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, com as apresentações de um coral formado por representantes de diversos grupos de Salvador sob a regência do maestro Francisco Rufino, da Igreja do Bonfim e dos Filhos de Gandhy.
Em seguida, acontecerá um encontro inter-religioso entre Igreja Batista, Igreja Católica, Religiões Afrobrasileiras e Espiritismo para realizar uma oração pela paz. A Igreja Católica será representada pelo padre Valson Santos Sandes; o Baba Silvonilton representa as Religiões Afrobrasileiras, e Marcelo Mariano Cadidé o Espiritismo. A Igreja Batista ainda não confirmou seu representante. Ao final, o coral e os Filhos de Gandhy apresentam-se novamente, dando início ao cortejo que segue a partir das 9h30 em direção à Colina Sagrada.
A chegada à Basílica do Bonfim está prevista para o meio-dia. Uma inédita bênção do adro da igreja e a presença da imagem principal do santo posicionada no meio do templo são as novidades este ano. O padre Edson vai abençoar a multidão do adro da igreja, que permanecerá com a grade fechada. A porta central da Basílica vai ficar aberta durante todo o dia e os fiéis vão poder contemplar a imagem principal do Senhor do Bonfim, que ficará no meio da nave. É a primeira vez que um representante da Igreja Católica recepciona os fiéis, abençoando-os na chegada do cortejo na Colina Sagrada.
Fonte: Jornal da Mídia
Nenhum comentário:
Postar um comentário