quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Artes marciais podem ser incluídas na grade curricular

A Câmara analisa proposta que inclui a disciplina Artes Marciais e Defesa Pessoal na grade complementar do currículo dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas. O Projeto de Lei 4254/08 define que a mudança deve respeitar o conteúdo programático, os níveis de cada ensino e série e a respectiva carga horária.

Autor do projeto, o deputado Ilderlei Cordeiro (PPS-AC) argumenta que as artes marciais cumprem papel fundamental ao preparar física e psicologicamente os cidadãos para o dia-a-dia e o enfrentamento de situações de risco e stress elevado.

De acordo com o deputado acreano, vários estudos já comprovaram a validade da prática de artes marciais, como a capoeira e o tai chi chuan, na formação física e na modelação de determinadas características pessoais. Ele destaca a superação de limites, o convívio em grupo e a capacidade de concentração como algumas características que podem acrescentar benefícios ao processo educativo.

Defesa pessoal
Além da introdução de valores importantes na formação dos alunos, Ilderlei Cordeiro considera também importante a contribuição das artes marciais na prevenção da violência.

Para Ilderlei Cordeiro, o estudo de Artes Marciais e Defesa Pessoal pode ainda revelar novos talentos para o esporte brasileiro. "Pode-se esperar o aparecimento de atletas de alto rendimento, em nível olímpico, resgatando de grupos sociais de baixa renda um grande número de jovens que não podem arcar com os custos de uma boa formação atlética".

Segundo o parlamentar, outro benefício que sua proposta pode trazer é a geração de emprego para um número altamente significativo de profissionais da área.

Tramitação
A proposta foi distribuída para as comissões de Educação e Cultura; e Constituição e Justiça e de Cidadania. O PL está sujeito à apreciação conclusiva pelas comissões.
Fonte: Agência Câmara

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