quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Ibametro começa a fiscalizar material escolar no comércio de Salvador

Com a proximidade da volta às aulas, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) deu início à fiscalização de material escolar para garantir que o consumidor não seja lesado na hora da compra. Os técnicos do instituto estão visitando os estabelecimentos comerciais e recolhendo tintas, cadernos, colas, papéis, dentre outros produtos, para que sejam analisados em seus laboratórios.

Durante a Operação Volta às Aulas, o Ibametro verifica se a quantidade do produto informada no rótulo corresponde efetivamente ao conteúdo adquirido pelo consumidor. Caso o produto seja reprovado, o instituto emite um auto de infração e o fabricante tem prazo de dez dias para apresentar a defesa. Essa fiscalização segue até o dia 15 deste mês.

Mas a Operação Volta às Aulas não se resume ao material escolar. A partir do dia 19 deste mês, o Ibametro inicia, em ação conjunta com o Procon, a fiscalização de uniformes escolares.

Os fiscais do Ibametro vão fazer visitas a fábricas e lojas do setor têxtil que trabalham com a comercialização das fardas para verificar se as etiquetas e tecidos estão de acordo com as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro).

O objetivo dessa fiscalização é evitar que o consumidor adquira um produto com informações irregulares na etiqueta, que não condizem com o tecido, podendo prejudicar a pessoa. Os produtos que possuírem irregularidade serão coletados e encaminhados ao Ibametro para avaliação. A fiscalização de uniformes escolares será realizada até o dia 23 deste mês, em todo o estado.

Caso o consumidor suspeite de qualquer problema, no que diz respeito à quantidade do produto e à informação presente no rótulo, ou no caso das fardas, na etiqueta, deve ligar para o Disque Ibametro, por meio do 0800-0711888, e fazer a reclamação. A ligação é gratuita.
Fonte: Jornal da Mídia

Nenhum comentário: