terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Duas buscas no Google geram o mesmo CO2 que uma chaleira elétrica


Uma simples consulta no Google que parece inofensiva é capaz de produzir quase a mesma quantidade de dióxido de carbono que ferver uma chaleira de água. Essa é conclusão de um estudo feito pelo físico norte-americano Alex Wissner-Gross, que mostra o impacto da maior ferramenta de busca no meio ambiente.

Pela análise de Gross, o Google emite 7 gramas de dióxido de carbono, ou seja, duas buscas equivalem a uma chaleira elétrica enquanto ferve água, 14 gramas. Em resposta ao estudo, a empresa diz considerar seriamente os problemas ambientas, contudo, destaca que “a energia usada a cada pesquisa é mínima”.

O cientista fundamenta que as emissões geradas pelo site são derivadas do tempo que o computador fica ligado, mas principalmente, pelo gasto dos centros operacionais de dados do Google.Uma das justificativas para a afirmação acima está, segundo o físico, na quantidade de bancos de dados que o sistema de busca utiliza para dar o rápido resultado às consultas dos usuários, sendo assim, produz mais dióxido de carbono que seus concorrentes. [Leia+]

"Ainda de acordo com o estudo, para cada segundo conectado a web, é gerado 0,02 grama de emissões de carbono. Porém, o cientista alerta que diariamente são feitas em média 200 bilhões de buscas."
Fonte: Uol

Um comentário:

Anônimo disse...

Sobre esse tema – emissão de Co2 e Google – também fiz um post em meu blog e gostaria de sua opinião.

Veja: http://mlonlinegeneration.wordpress.com/2009/01/23/sem-papel-e-ainda-sim-com-poluicao-ambiental/.

Abs,
Stelleo Tolda
Diretor-Presidente
WWW.mercadolivre.com.br/mlog