sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Verador quer restringir áreas para fumantes em Feira

Vereador Frei Cal pretende levar à Câmara Municipal um projeto de lei contra o tabagismo em áreas públicas ou privadas de uso coletivo. Lei similar já foi aprovada em outras cidades como: São Paulo, Rio de Janeiro. No estado da Bahia já existem outras iniciativas em andamento. A lei apesar de causar polêmica vem em defesa das pessoas que mesmo sem fumar sofrem danos a saúde.

Ser fumante passivo é inalar a fumaça ambiental provocada pela combustão do cigarro e pela fumaça exalada pelo fumante ativo. Existem cerca de 4720 substâncias potencialmente tóxicas em um cigarro e, se inaladas pelo fumante passivo, permanecem em seu sangue por 48 horas, podendo provocar todas as complicações que são observadas no fumante ativo.

Conforme apresentou o verador, em junho de 2002, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um estudo atualizado sobre o fumo passivo e reiterou a relação entre o fumo passivo e tumores de pulmão, infartos e derrames. Os pesquisadores estabeleceram uma correlação inquestionável entre o fumo e cânceres de rim, fígado, estômago, útero e leucemia mielóide.

A lei ainda não foi aproavada na Câmara Municipal.
Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: