quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Segunda-feira é dia de magia no Centro Escolar Lions Itapororocas

Nunca uma segunda-feira foi aguardada com tanta ansiedade. Nunca os pais tinham presenciado seus filhos acordarem mais cedo e mais dispostos para ir à escola. O café da manhã - que não existe para todos eles – é antecipado pela troca da farda lavada no final da semana e que ainda cheira a sabão. O pouco material escolar que possuem faz companhia de casa à sala de aula. Na mochila desses alunos, alguns repetentes, outros oriundos de creches onde brincavam mais que estudavam, ou de idade adiantada para a série matriculada, agora vão cheias de motivação.

O motivo desta motivação se deve ao sucesso do projeto “Segunda-feira da Alfabetização” de autoria da diretora Marivone Souza Sá Barreto, implantado desde 2007 no Centro Escolar Lions Itapororocas, localizado no bairro da Mangabeira em Feira de Santana. Ali existia um alto índice de repetência e evasão escolar, atribuído pelo corpo docente ao baixo nível de alfabetização dos educandos.

Marivone: pretendemos diminuir em 20% o índice de reprovação
Ao assumir a direção da escola Marivone percebeu os olhares distantes dos alunos que não conseguiam se concentrar nos assuntos que os professores se esforçavam para repassar. Era um desafio reverter este quadro. E Marivone aceitou. Em seu projeto de poucas páginas, muitas esperanças divididas com a equipe gestora, o conjunto de educadores e funcionários da instituição escolar que nele acreditou e o abraçou.

Os mesmos alunos de olhares distantes de outrora, agora estão voltados para revistas e gibis, livros e jogos paradidáticos distribuídos na Segunda-feira da Alfabetização pelo corpo docente que literalmente pára todas as atividades nesse dia e fazem um verdadeiro mutirão para alfabetizá-los.
O conteúdo da série antes inatingível para eles, agora é lido e interpretado. As letras que mais pareciam quebra-cabeças, agora revelam palavras, frases inteiras.

A professora da 3ª série, Maria Conceição Lima, ressalta que o resultado tem sido muito positivo. “Semanas atrás, após leitura dos paradidáticos dividi a sala em grupos e pedi que me falassem de forma livre sobre o que leram. Fui surpreendida por dramatizações onde os alunos representavam os personagens dos livros. Antes mal sabiam ler e agora até interpretam o que lêem”, declarou entusiasmada.

“A gente fica com a mente exercitada” disparou Ícaro, aluno da 3ª série após ser questionado sobre o novo trabalho pedagógico. “Na segunda-feira ninguém falta à aula”, complementou grande parte dos alunos da 4ª série onde alguns “viajavam” no prazer da leitura alheios a tudo que lhes acontecia em volta.

Hoje, ao retornar para casa levam suas mochilas carregadas de magia. Carregadas com as experiências adquiridas e com os sonhos de um futuro melhor. Eles já entendem que o findar da segunda-feira na Escola Lions das Itapororocas não encerra apenas a rotina de um dia de aula. Para eles representa um novo ciclo de descobertas e uma nova maneira de se olhar o mundo.

Nenhum comentário: