O consumo de maconha está diminuindo entre os jovens, mas a heroína e a cocaína dominam o mercado europeu, sem sinais de melhoria, afirma o relatório anual do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) de 2009.
O diretor do Observatório, Wolfgang Götz, destacou nesta quinta-feira que os níveis de consumo de drogas mais tradicionais "permanecem elevados", mas estão "relativamente estáveis".
"Globalmente, não se observa um grande aumento na maioria das formas de consumo e, em algumas áreas, a tendência parece ser decrescente", explicou Götz em Bruxelas, na apresentação do relatório.
A maconha segue sendo "a droga ilegal mais frequentemente consumida na Europa", com 22,5 milhões de usuários no último ano.
Os dados do OEDT, porém, "confirmam a queda de popularidade desta droga", em particular entre os jovens de 15 e 16 anos, tendência já verificada no relatório de 2008.
No entanto, "até 2,5% de todos os jovens europeus" podem estar consumindo a droga diariamente, "o que representa uma grande população em risco e eventualmente a necessitar de assistência", disse o diretor do Observatório.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário