quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Hoje é o Dia da Baiana do Acarajé


O Dia da Baiana do Acarajé comemorado em 25 de novembro, prestigia as baianas desde a década de 80 e abre o calandário das festas populares na cidade. O sincretismo é a maior marca desse evento. Comemorado com uma missa onde centenas de baianas de acarajé, vestidas com suas roupas mais bonitas, lotam a Igreja dos Rosários dos Pretos, no Pelourinho, com cantos e toques do candomblé.

Antigamente vender acarajé era considerado como uma penitência para o povo candomblecista. "Era uma fase para as filhas-de-santo, que em um determinado momento da sua vida deveria ir pras ruas vender acarajé", conta a iaô, Marieta dos Santos. Antes eram apenas as mulheres que podiam vender acarajé, mas com o tempo e a necessidade esse dilema começou a ser colocado de lado. Gregório do Acarajé, um dos mais famosos "baianos",vende acarajé há 18 anos e conta que sua mãe criou nove filhos dessa forma e hoje ele sustenta os seus da mesma forma.

Mas a história dessas que são consideradas patrimônio cultural não é só de prosperidade. Uma semana antes da comemoração, cerca de 40 baianas realizaram uma manifestação em frente à Prefeitura de Salvador, elas reivindicavam fiscalização da produção de acarajé e ajuda financeira para as comemorações do Dia da Baiana.


Nenhum comentário: