domingo, 15 de novembro de 2009

Para que servem as mudanças

Por Joseana Almeida*

Em nossas vidas acontecem coisas surpreendentes, interessantes, um dia dá um estalo e você acorda. A essa supremacia de acontecimentos que servem para impulsionar a vida, resolvi chamá-los de mudanças. E o que seria essas mudanças? Como elas se apresentam? Intuição, força do destino, auto realização, talvez seja um pouco de tudo isto.
Conceituá-las é singularmente complexo, diria que são transformações que se apresentam de maneira concomitante à nossa maneira de ser e de viver, são reflexões, projeções de valores para alavancar nossas vidas e tornarmo-nos humanos. São essenciais porque explicita nossa existencialidade, nos ensina a respeitar e valorizar a alteridade, sinaliza a vontade de você dar um impulso diferente ao vivenciar as coisas e concretizá-las.
Isso nos leva a refletir que não precisa ser uma mudança drástica, basta que você dê outro rumo na sua vida. Olhe ao seu redor e veja as maravilhas que Deus faz por você, pinte um quadro, sorria de si mesma, ande, brinque, ame-se, faça uma higiene mental do que você já fez, faz ou vai fazer, deixe as coisas acontecerem naturalmente que esta fruição já é uma mudança.
Quando me refiro a mudança, falo das transformações oriundas do seu estilo de vida, de reavaliações de ações, da sua maneira de pensar e agir. Sei que há momentos em nossas vidas que tudo pode parecer triste, monótono, impossível e sem perspectivas de que algo possa acontecer para desvendar essa apatia e fazer a mudança acontecer.
Lembre-se: Somos responsáveis pelo nosso crescimento, de repente, essa era a mudança que você estava esperando para testar seu poder, sua capacidade de transformação, de conhecer seus limites, de ter novas possibilidades de conquistas e descobertas ao seu próprio respeito. Mude para ver seus objetivos almejados e sua capacidade de reflexão coesa com seus valores.
Mudanças sejam quais forem, fazem parte do desenvolvimento do ser humano, é um meio de sobrevivência. Portanto, não se desencoraje na hora de mudar, persista, construa planos necessários ao processo de evolução que oportunize o seu crescimento.
Observe os pequenos detalhes, talvez esteja neles a essência da mudança. Não tenha medo das adversidades, a vida é feita de coisas mutáveis, vence quem sabe transformá-los com sabedoria e persistência. Aí, chega o dia que você para e pergunta: para que servem as mudanças?
Você já imaginou, se todos tivessem o mesmo pensamento de mudar o mundo, as pessoas, tudo ao seu redor? A princípio, quem tem que mudar é você, e a mudança tem que vir de dentro. Portanto, lance mão do seu poder criativo, procure interagir com o seu ambiente, mentalize projetos construtivos, suas energias e versatilidade darão vazão a esta transformação.
Seja flexível, atencioso, solidário e comunicativo, há mudanças que vêem das palavras elas expressam suas emoções. Compartilhe seus acertos, a vida só tem sentido quando partilhada, acredite nos seus valores, construa o que você pode fazer hoje agora, idealize sonhos, tente compreender tudo e todos. Mude sem medo de errar, porque se você não vivenciar essas transformações, não será capaz de direcionar sua vida.
Esqueça os desacertos, as amarguras, os infortúnios, os dissabores, eles fazem mal à saúde do corpo e da alma. Busque a paz, a harmonia, o amor, solidarize-se com a dor alheia e as emoções provindas de outras transformações, use critérios e propósitos justos, firmes, não subestime o próximo, seja você mesmo leal e cumpridor dos seus deveres, identifique-se como um mensageiro do bem, concentrando-se em boas ações.
Medite, reflita, sinta que as mudanças verdadeiras são aquelas que brotam da nossa interioridade que simbolizam um mudar diferencial, que abre horizontes faz vidas felizes, nos torna mais humanos conscientes dos nossos domínios, potencialidades, objetivos e descobridores da essência da vida.


Joseana Almeida é jornalista.

Nenhum comentário: