terça-feira, 17 de novembro de 2009

A imundície do Jacuípe

Foto: Reginaldo Pereira


Se não me engano foi em 2006 que a revista Veja publicou breve reportagem sobre a poluição dos rios brasileiros, na qual entre os mais poluídos aparecia o Jacuípe. Foi resultado de uma pesquisa com coleta de água feita de avião por meio de vôos rasantes do casal de pesquisadores Gerard e Margi Moss.

E o que foi feito desde então? Nada. O fato nem mesmo repercutiu.

Ontem Feira de Santana teve uma eloqüente demonstração da imundície da água que faz parte do sistema que abastece nossas casas.

A sujeira (esgoto e lixo sólido) que desce junto com a água é tanta que tapou a passagem por baixo da ponte que existe no começo da BR 116 Sul. A responsabilidade pelo rio é da Embasa, mas o diretor do Centro de Abastecimento da prefeitura, Cláudio Soares, mora vizinho, passa todo dia pelo lugar e sente o mau cheiro que impera. Ele então solicitou à própria prefeitura que enviasse um trator para pelo menos retirar o grosso da sujeira e liberar a passagem da água pela tubulação, de maneira que não tranbordasse por cima da ponte.

Pois bem, o resultado é o monte de lixo desta foto, de Reginaldo Pereira, na qual aparecem vários pneus velhos jogados no rio pela população mal educada e desorientada. Agora certamente a remoção do entulho pós-secagem terá que ser feita também pela prefeitura. Difícil imaginar que subitamente a Embasa se preocupará com o tema, mas quem sabe!

Texto: Glauco Wanderley

Nenhum comentário: