sexta-feira, 10 de julho de 2009
Itabuna: cinco mortes confirmadas de Leptospirose
Mal se recupera da epidemia de dengue, com mais de 15 mil casos e nove mortes, a população de Itabuna está às voltas com a leptospirose. De janeiro a junho, nove casos foram registrados e cinco mortes confirmadas.
O número de óbitos já é o mesmo registrado durante todo o ano de 2008. Para o médico-sanitarista da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Humberto Barreto, o problema é grave, porque o cenário da cidade, principalmente nos bairros periféricos, é favorável à doença.
O lixo espalhado nas ruas e jogado nas margens e em córregos e canais alimenta os ratos, que urinam e transmitem a bactéria leptospira. Em época de muita chuva, a rede de esgoto, os rios e córregos transbordam, invadem tocas de ratos e levam a mistura de águas sujas às residências, espalhando a bactéria e contaminando moradores.
Os bairros Santa Inês, Parque Boa Vista, Conceição, Jardim Alamar, Urbis IV, Fonseca, Antique e Mangabinha são os que apresentam o maior número de pessoas com a doença e onde ocorreram as mortes.
Fonte:Bahia Notícias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário