segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cruz das Almas realiza segunda cirurgia com transplante de pele

Cidade realiza tradicional Guerra de Espadas no São João
Está marcada para esta segunda-feira, 27, às 13 horas, na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) de Cruz das Almas, no Hospital Municipal daquela cidade, a segunda cirurgia reparadora com transplante de pele artificial em paciente com queimaduras graves.

A primeira cirurgia realizada na Bahia, totalmente custeada com recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), ocorreu em abril e beneficiou uma garota de 11 anos, natural de Mucugê, região da Chapada Diamantina.

Agora será a vez de Vinícius Souza, um adolescente de 13 anos, residente no município de Camaçari, que teve parte do pescoço e do tórax queimados pela combustão de álcool líquido, na casa de um vizinho. Como seqüela do acidente, o menino tem séria limitação dos movimentos do pescoço e significativa alteração postural na região afetada.

De acordo com o Coordenador da Unidade Queimados do Hospital de Cruz das Almas e do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Geral do Estado, o cirurgião Carlos Briglia, o grande diferencial desta cirurgia para a realizada anteriormente é o material utilizado. Ele informou que a pele que substituirá o tecido queimado é o Pelnac, um tecido artificial obtido a partir da pele do porco.

É a segunda vez que este tipo de material será utilizado no Brasil - a primeira vez foi em um paciente do Rio Grande do Sul. "Hoje temos duas opções para este procedimento cirúrgico, o que na prática amplia as nossas possibilidades terapêuticas", comentou Briglia ao avaliar a utilização desse novo tecido sintético.
Fonte:Bahia Já

Um comentário:

Unknown disse...

voces poderiam fornecer o telefone e o endereço do hospital municipal de cruz das almas? gostaria de saber mais como é o procedimento de reabilitaçao.. obrigada!