sexta-feira, 17 de julho de 2009

Grupo realiza documentário sobre o Fluminense de Feira

Anos gloriosos do Touro do Sertão poderão ser vistos e revistos por muitos torcedores

No final da década de 60, em um conturbado contexto político e social o qual a ditadura era o regime de governo, o o Fluminense de Feira vence pela segunda vez o Campeonato Baiano. No escore de 31 partidas, conseguiu 19 vitórias, 9 empates e apenas 3 derrotas. Mas o melhor de 1969 não foi só o título. Foi a qualidade do futebol apresentado pelo time feirense, que até hoje habita as mais doces lembranças e ganha vida em frases e sentimentos dos torcedores, ex-jogadores e comissão técnica.

Buscando preservar esta história que os documentaristas Adson Sá, Ederval Fernandes, Lara Chara, João Daniel, Davi Lara, Murilo Deolino e Caio Augusto estão realizando o documentário “Tôro Sessenta e Nove”, no período de junho a novembro de 2009. Essa produção vai mostrar a influência do futebol para a população feirense e a repercussão de uma conquista a nível estadual de um clube do interior da Bahia, em uma época em que essa competição era a grande sensação desse esporte bretão, valorizando o contexto histórico-cultural da cidade.

Contando com o apoio da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Faculdade de Ciências Educacionais de Valença – BA (FACE) e o Fluminense de Feira Futebol Clube, o documentário vai restaurar um pouco da história de Feira de Santana através do seu clube de futebol mais popular.

O lançamento do documentário “Tôro Sessenta e Nove” está previsto para novembro de 2009. No período acontecerá uma mesa redonda na UEFS sobre o tema, com a participação dos jogadores campeões, da diretoria atual do clube e da equipe de produção do vídeo.

Os interessados em acompanhar o diário de produção do documentário, pode acessar o blog da equipe, que também está à procura de arquivos da época do bicampeonato estadual para auxiliar na pesquisa e edição do documentário. Quem possuir fotos, vídeos, pôsteres, camisas, entre outros materiais, entrar em contato com a através do e-mail: docfluminense@yahoo.com.br ou pelos telefones (75) 8847-5578 (Adson) ou (75) 8129-4608 (Ederval).
(Com informações de Adson Sá)

Nenhum comentário: