quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Sombras do Passado

Osvaldo Ventura-a dor nos tempos da ditadura

No período de 1964 a 1985, o Brasil fervilhava numa crise política. Neste período, instaurou-se no país o regime militar e atos institucionais foram promulgados. Mas houve reações e, por forças das circunstâncias, tensões sociais eram explicitas a fim de derrubar o regime instaurado.


De forma singular essa historicidade nos remete a um período conturbado reconstituído em livro como “Sombras do Passado”, pelo escritor Osvaldo Ventura, onde se vê relatado com sapiência (a dor nos tempos da ditadura). Na ambiência desse cenário, nomes fictícios misturam-se aos da realidade, mostrando de forma sucinta que “as idéias são sementes, basta você preparar o terreno para que germinem, cresçam, tornem-se árvores e reproduzam”.

Pertinentemente, “Sombras do Passado” surgiu com o propósito de vivificar as agruras de uma época fortalecida por ações repressivas, de censores indesejáveis, de patrulhamento ideológico, de presos exilados, pessoas desaparecidas, de perseguição política e liberdade de expressão tolhida.

De forma muito peculiar, o escritor expõe não só os resquícios do período da ditadura e, como contrapartida, evidencia a força de sentimentos inerente a todo ser humano. São esses sentimentos que dinamizam a performance da narração, numa demonstração de que: “até nas ditaduras, há que se ser grandioso”. Isso significa que, mesmo diante de todas as mazelas, os valores morais e sociais são princípios que dignificam o ser humano e devem ser exercitados.

Movido pela sensibilidade o autor fala de reminiscências, amizade, solidariedade, responsabilidade, emoções, sonhos, traição, ambições, hipocrisia social, bajulação e comportamento ético. A “dor nos tempo da ditadura” traz para o leitor a aura de um regime regido por atos institucionais, que fazia restrições à participação sindical, que ceifou vidas, principalmente daqueles que militavam ideologicamente.

Nessa sincronia, Ventura descreve sem ambigüidade fatos que fizeram parte de um regime ditatorial conhecido como “anos negros da ditadura”, que ficou registrado não só na historia do país, mas na memória daqueles que perderam seus entes queridos, que vivenciaram a repressão política e o suprimento dos direitos e das garantias fundamentais ao exercício da cidadania.

“Sombras do Passado”, é uma narrativa histórica que circunstancialmente surpreenderá o leitor pela dinamicidade do relato, pela singularidade dos personagens, pela sutileza com que o autor transporta o foco da narração, deixando explicito que a grandeza do ser humano, está na compreensão de suas limitações.


Por Joseana Almeida Santana
Jornalista

Nenhum comentário: